Gradio está morto! Vida longa ao Shortwave!

Por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Gradio rodando no Ubuntu

ouviu estações de rádio na área de trabalho do Linux? Se assim for, há uma boa chance de você ter ouvido falar de Gradio .

O aplicativo de player de rádio tem sido um ator importante entre aplicativos de desktop Linux nos últimos anos.

Mas o desenvolvedor de Gradio, o extremamente talentoso (e apropriadamente chamado) Felix Häcker, tornou-se um membro da fundação GNOME. Agora ele é um colaborador no novo aplicativo GNOME Podcasts ). Então, decidiu fazer algumas mudanças.

O Gradio está morto!

Em primeiro lugar, o Gradio está morto. Ok, é apenas “morto” por falta de continuidade. Então, como qualquer código-fonte aberto pode ser revivido a qualquer momento.

Felix diz que não tem planos de manter ou adicionar novos recursos ao Gradio daqui para frente. Porém, esta não é uma má notícia.

Apresentando ‘Shortwave’

O Gradio será substituído por um novo aplicativo de rádio para desktop no Linux. Construído a partir do zero em Rust, o aplicativo ainda tem um nome bastante apropriado: ‘ Shortwave ‘.

Eu queria reescrever Gradio do zero usando o Rust. No entanto, percebi que é melhor começar um projeto completamente novoexplica Felix em seu blog.

Eu vou parar de manter o Gradio, o que significa que não haverá mais atualizações importantes. Porém, não se preocupe. O Shortwave incluirá todos os recursos importantes do Gradio, e seus dados podem ser transferidos facilmente do Gradio para o Shortwave. 

O código de ‘ondas curtas’ está no Gitlab do GNOME, caso você queira se envolver ou acompanhar seu desenvolvimento daqui para frente. O Shortwave  também tem um novo ícone.

Fonte

Compartilhe este artigo
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile