GSoC 2022 traz novos recursos para Thunar e Screenshooter no Xfce Desktop

Novos recursos foram implementados como parte do GSoC 2022 em aplicativos Xfce e agora são mesclados no branch principal.

O desenvolvimento de código do Google (GSoC) 2022 possui uma competição anual que visa melhorar projetos de código aberto. Milhares de alunos desenvolvem contribuições enquanto aprimoram suas habilidades e, eventualmente, se beneficiam de projetos de código aberto. Assim, acabam aparecendo muitas novidades. Desta vez, o GSoC 2022 traz novos recursos para Thunar e Screenshooter no Xfce Desktop.

O envio do projeto final do GSoC deste ano será concluído em 12 de setembro de 2022. E temos algumas atualizações nos aplicativos nativos do desktop Xfce.

Atualizações do GSoC 2022 para Xfce

GSoC 2022 traz novos recursos para Thunar e Screenshooter no Xfce Desktop.

Melhorias no Thunar Bulk

Historicamente, Thunar tinha o recurso de renomeação de arquivos em massa. Mas tinha alguns erros para casos excepcionais. Por exemplo, o renomeador em massa costumava falhar quando o novo nome de arquivo do primeiro arquivo corresponde ao segundo arquivo e assim por diante. Como o segundo arquivo ainda não foi lido e processado, esse erro parece válido, mas não está bem do ponto de vista do usuário.

Essa situação agora é resolvida por meio de várias iterações dos arquivos de destino, que usam a ordem de classificação (usuário, ascendente e descendente). A correção para essa mudança foi mesclada agora com a ramificação principal do Thunar.

Leia detalhes sobre esta mudança no MR 267.

Atualizações no Screenshooter

O próprio utilitário de captura de tela do Xfce obtém um dos recursos mais desejados – ação personalizada na captura de tela. Atualmente, o xfce4-screenshooter fornece apenas recursos básicos, como salvar, abrir a captura, fazer upload para o Imgur e copiar para a área de transferência. O novo recurso aproveita o recurso de ação personalizada do Xfce. 

Uma nova caixa de diálogo permite definir suas ações personalizadas sobre o que você deseja fazer com a imagem. Você pode enviá-lo para alguém por e-mail, imprimi-lo ou abri-lo por meio de outro editor, como o GIMP.

No entanto, é um dos recursos muito necessários que falta ao Screenshooter. Vale a pena mencionar que aplicativos populares de captura de tela, como KSnip, Spectacle, etc., fornecem esses recursos.

Mais detalhes sobre essa mudança estão no MR 37.

Além dos dois itens acima, alguns recursos adicionais deveriam chegar como parte do GSoC. Por exemplo, exibindo a contagem de conteúdo de uma pasta no Thunardesfazer-refazer no Thunar e habilitando o perfil do usuário no Terminal XFCE. Mas não há nenhuma atualização até agora sobre esses itens.

GSoC 2022 traz novos recursos para Thunar e Screenshooter no Xfce Desktop

Todos os códigos mesclados do GSoC 2022 para Xfce devem chegar na versão Xfce 4.17.4 (desenvolvimento) e, eventualmente, estarão na versão 4.18 estável. O último grande lançamento do Xfce foi 4.16, quase dois anos atrás. Como a equipe é pequena, combinar todas as mudanças pode levar algum tempo.

Espera-se que possamos obter um Xfce 4.18 estável no próximo ano.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile