gThumb 3.12 lançado com suporte de imagem HEIF/HEIC e AVIF

Por Claylson Martins 4 minutos de leitura

As imagens AVIF e HEIF agora podem ser abertas e editadas no gThumb, o gerenciador de fotos de código aberto para desktops Linux. A nova versão do gThumb 3.12 inclui a capacidade de carregar .avif.heif (incluindo da Apple .heic) e imagens . jxl, bem como a capacidade de salvar imagens no formato .avif. Portanto, o gThumb 3.12 acaba de ser lançado com suporte de imagem HEIF/HEIC e AVIF.

O que é AVIF e HEIF? Ambos são novos formatos de arquivo de imagem que oferecem um tamanho de arquivo menor do que as imagens JPEG tradicionais, mas com perda insignificante de qualidade.

O formato de imagem AVIF é particularmente interessante porque é um formato de imagem otimizado de código aberto e livre de royalties que supostamente fornece “redução significativa do tamanho do arquivo em comparação com JPEG, PNG e WebP”. O Firefox obterá suporte para ele em seu próximo lançamento.

gThumb 3.12 lançado com suporte de imagem HEIF/HEIC e AVIF

Outras mudanças no gThumb 3.12 incluem navegação mais rápida ao navegar em um diretório contendo milhares de imagens; agora você pode configurar atalhos para as opções Salvar e Salvar como… ; e um novo editor de modelos.

Além disso, o componente visualizador de imagens no gThumb 3.12 usa um incremento de zoom proporcional e mantém o mesmo pixel sob o ponteiro enquanto / após o zoom. O visualizador de mídia (usado para visualizar arquivos de vídeo) ganha ações para pular para frente/para trás e oferece uma busca mais precisa ao clicar diretamente na barra de progresso.

Se isso soa familiar, é porque o gThumb 3.12 contém todas as alterações da série 3.11.x e é uma atualização direta do gThumb 3.10.

Outras mudanças:

  • Defina atalhos para ativar filtros
  • Montar volumes não montados
  • Seletor de cores: outros formatos adicionados: rgb em% e hsl
  • Opção para mostrar/ocultar a barra de status
  • Diálogo de progresso na barra de status
  • Leia perfis de cores de .pngarquivos

Ao todo, uma boa elevação em relação ao lançamento do gThumb 3.10 do início deste ano.

Obtendo gThumb 3.12

Você pode instalar uma versão mais antiga do gThumb a partir dos repositórios do Ubuntu usando o aplicativo Ubuntu Software ou executando este comando em uma nova janela de terminal.

sudo apt install gthumb

Nenhum pacote oficial gThumb Flatpak ou Snap está disponível no momento da escrita, então você precisará baixar o código-fonte do gThumb 3.12 e compilá-lo manualmente se quiser usar a versão mais recente (com todas as melhorias mencionadas acima). Isso não é tão difícil quanto parece se você seguir o conteúdo do arquivo README.

Como alternativa, o UbuntuHandbook PPA fornece versões pré-construídas da série gThumb 3.11.x (e será atualizado para a versão 3.12 nos próximos dias). gThumb 3.12 é baseado na série instável gThumb 3.11.x e inclui suporte HEIF/HEIC/AVIF.

Para adicionar o PPA e instalar o gThumb no Ubuntu 20.04 LTS e superior, execute:

sudo add-apt-repository ppa: ubuntuhandbook1/apps

Seguido pela:

sudo apt install gthumb

Uma vez instalado, você está pronto para ir – mas note que Nautilus pode precisar ser reiniciado antes. Além disso, miniaturas de imagem .heic.heif aparecem, e por associação de arquivo com gThumb para que entrem em vigor.

Via OMG Ubuntu

Share This Article
Sair da versão mobile