GTK e Blender já suportam escala fracionária de Wayland

Os programas são bastante usados e passam por constantes reformulações.

O GTK e Blender são os softwares mais recentes que suportam escala fracionária de Wayland. O software de modelagem 3D de código aberto Blender, bem como o kit de ferramentas GTK, são os projetos de código aberto mais recentes desta semana, eliminando o suporte para o protocolo de dimensionamento fracionário de Wayland.

Embora não seja o Blender 3.5 desta semana, mas sim o Blender 3.6 neste verão, o Blender adicionou suporte para o protocolo de escala fracionária de Wayland para permitir um melhor escalonamento da interface do usuário do que o escalonamento baseado em número inteiro existente.

Este compromisso com o Blender na sexta-feira explicou:

Anteriormente, o dimensionamento fracionário era detectado, mas definia uma escala de buffer inteiro que o compositor reduziria, causando uma saída desfocada. Agora, a interface de escala fracionária é usada quando disponível para definir o DPI e definir o tamanho dos buffers internos e a transformação da janela de exibição para garantir 1:1 pixels do Blender para a saída do Wayland. Testado para funcionar com vários monitores com escala mista fracionária/não fracionária.

GTK e Blender já suportam escala fracionária de Wayland

Enquanto isso, esta manhã, a solicitação de mesclagem GTK foi aberta e já mesclada para adicionar suporte de escala fracionária. Benjamin Otte comentou no MR” 

O protocolo de escala fracionária é apenas uma maneira de rastrear a escala da superfície, mas não uma maneira de desenhar conteúdo fracionário. Este commit o usa para isso, para que não t dependem de saídas de rastreamento. Isso também permite que lupas, etc., nos enviem uma escala maior (inteira), se desejarem, que não seja representada pelas saídas.

Blender 3.5 traz muitas melhorias de amostragem de luz e no manuseio do glTF 2.0

O Blender 3.5 acaba de ser lançado como a versão mais recente deste software de modelagem 3D de código aberto. O uso dele é bastante difundido e conta com um bom número de usuários, independentemente do sistema operacional. Assim, o novo Blender 3.5 é outra atualização emocionante para este software gratuito que atraiu significativo interesse e suporte da indústria. Desta vez, o Blender 3.5 traz muitas melhorias de amostragem de luz e no manuseio do glTF 2.0.

Com o Blender 3.5, há muitas melhorias evolutivas em estoque. Infelizmente, o suporte de rastreamento de raios AMD HIP nem o suporte Intel oneAPI RT estavam prontos para o Blender 3.5, mas esperamos que essas melhorias estejam prontas para a próxima atualização.

O Blender 3.5 também está no cronograma atual do projeto, seguido pelo Blender 3.6 em julho, enquanto o Blender 4.0 está chegando em novembro, conforme o projeto passa a entregar três lançamentos por ano civil.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile