Notícias

15/11/2021 às 16:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Há duas décadas a Microsoft lançava o Xbox

O dispositivo console é uma clara concorrência ao PlayStation da Sony

Há duas décadas a Microsoft lançava o Xbox


Há duas décadas, exatamente nesse dia, em 15 de novembro de 2001, Bill Gates, cofundador da Microsoft, segurava o primeiro Xbox. A Microsoft lançava nessa data, o console de videogames “X”. Centenas de pessoas corriam até a loja para garantirem o seu Xbox.


Os planos por trás da construção do console tem e muito a ver com o crescimento da Sony e o PlayStation. Na verdade, a Sony poderia, por meio de seu PlayStation 2, entrar no território da Microsoft. Assim, foi solicitado pela Microsoft, um estudo comparativo dos gráficos do PlayStation 2 e de um PC.

Antes mesmo desse estudo acontecer, surgiu a ideia de a Microsoft produzir o seu próprio console. Assim nasceu o projeto “DirectX box”, um console de jogos poderoso e fácil de programar. Apenas 18 meses depois, em tempo recorde, o console se encontraria nas casas de centenas de milhares de americanos.

No entanto, de acordo com o NewsIn, demorou muito para convencer Bill Gates e Steve Ballmer (presidente da Microsoft) dos méritos do projeto do Xbox. Mas o fato de a Sony se recusar a usar as ferramentas de programação projetadas pela Microsoft para o PlayStation transforma a empresa em potencial adversário aos olhos de Gates.

Depois de muitas pesquisas e busca de profissionais na esperança de produzir um console que pudesse competir com o PlayStation da Sony, Blackley apresenta o protótipo da máquina e promete um sistema no qual é fácil desenvolver programas, ao contrário do PlayStation 2.

Em 14 de fevereiro de 2000, o Xbox foi anunciado oficialmente por Bill Gates na Game Developer Conference de 2000. Apesar de chegar a mensagem de que a Sony teria um concorrente para o PlayStation, a empresa parecia não ligar muito, lembrando ao público que a Microsoft não tem experiência no mercado de consoles.

Uma vez anunciado oficialmente, o relógio pparecia acelerado, já que o Xbos chegaria ao mercado em 2001. A Microsoft conseguiu seduzir Lorne Lanning, o pai de Abe, e então comprou a Bungie em junho de 2000, o estúdio por trás do futuro Halo.

“No Japão, Blackley e sua equipe conseguem negociar a exclusividade de Dead or Alive 3. Na Inglaterra, a Bizarre Creations está prometendo a entrega do Project Gotham Racing, e a DICE, na Suécia, está desenvolvendo o RalliSport Challenge. No final de 2000, entre 75 e 150 editores terceirizados confirmaram trabalhar no Xbox. Entre eles, encontramos nomes como Konami, Activision, Capcom, Eidos, Infogrames, Midway ou ainda THQ.

Halo e Xbox Live: Um sucesso para a Microsoft

ha-duas-decadas-a-microsoft-lancava-o-xbox
Imagem: Arnold’s

Quando o Xbox foi lançado em 15 de novembro de 2001 nos Estados Unidos, ele ofereceu aos jogadores a oportunidade de acompanhar Abe em Munch’s Oddysee, correr no Project Gotham Racing, lutar em Dead or Alive, se divertir juntos em Fuzion e muito mais.

Mais de um milhão de consoles foram entregues a lojas em todo. Seu grande controlador “Duke” será substituído alguns meses depois pelo famoso Controller S inicialmente destinado ao mercado japonês. Quanto ao Xbox Live, será lançado oficialmente em novembro de 2002 e terá grande sucesso. 

“Quando as pessoas perguntam por que o Xbox faz sucesso, sempre respondo duas coisas: Halo e Xbox Live. Sem esses dois elementos, acho que o console provavelmente não teria sobrevivido e a marca não teria sido construída. ”Disse Robbie Bach, ex-chefe da marca de atacado recentemente“ X ”.

Ao longo de sua curta existência, o console experimentou fortes exclusivos como Halo, Halo 2, Jade Empire, Fable, Oddworld: The Stranger’s Fury, Jet Set Radio Future, Star Wars KOTOR, Ninja Gaiden Black, The Chronicles of Riddick, Psychonauts, Panzer Dragoon Orta, Dead or Alive 3, Dead or Alive 2 Ultimate, Morrowind, Midtown Madness 3, Top Spin ou mesmo Crimson Skies, lembra o NewsIn. Depois do Dreamcast,foi capaz de democratizar os jogos online em consoles e comprovou a importância do disco rígido serial. No total, o primeiro Xbox vendeu 25 milhões de cópias, aponta o site.

A Microsoft faz um lançamento hoje, para comemorar o evento! Em breve, traremos novidades sobre o mesmo!

Via: NewsIn

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.