in

Há rumores de que a AMD está trabalhando em um rival do chip Apple M1

A AMD explora a possibilidade de um chip baseado em Arm.

AMD anuncia os melhores processadores móveis do mundo na abertura da CES 2021

De acordo com um novo boato, a AMD está trabalhando em um rival do chip M1 da Apple. O boato vem do vazador de hardware Mauri QHD; a AMD está trabalhando em duas versões do chip: uma com RAM integrada e outra sem. O protótipo está “quase pronto”.

- Anúncios -

A Apple sacudiu a indústria de processadores com a chegada de seus Macs com M1, oferecendo excelente desempenho apesar de ser um chip de baixo consumo de energia.

AMD está trabalhando em um rival do chip Apple M1

A AMD explorou a possibilidade de um chip baseado em Arm no passado. Em 2014, surgiram notícias de que ela estava desenvolvendo seu próprio núcleo de CPU ARMv8 de 64 bits personalizado com o codinome K12. Em 2016, a AMD anunciou o K12 Core.

Há rumores de que a AMD está trabalhando em um rival do chip Apple M1
De acordo com um novo boato, a AMD está trabalhando em um rival do chip M1 da Apple. Imagem: Apple.

O projeto seria liderado pelo arquiteto de CPU da AMD, Jim Keller, mas o chip foi arquivado. Em maio deste ano, no entanto, o vazador Komachi Ensaka criou um roteiro da AMD que incluía um “K12 FFX” com uma data de lançamento vaga entre 2017-2022.

Além disso, a chefe da AMD Lisa Su fará uma apresentação na CES em 12 de janeiro de 2021. Podemos esperar ouvir sobre os chips móveis Ryzen 5000 baseados em Zen 3; bem como a linha de servidores Epyc “Milan” e possivelmente GPUs móveis baseadas em RDNA 2. Teremos que esperar para ver se o chip K12 será mencionado.

Por fim, considerando a história da AMD com o K12 Core, e o quão bem recebidos os M1 se mostraram, pode haver mais do que mera especulação.

Com a AMD diminuindo o domínio de CPUs da Intel, introduzir um chip baseado em Arm pode ser uma jogada inteligente.

Tech Spot

Ubuntu Web cria nova ferramenta para atender usuários

Ubuntu Web cria nova ferramenta para atender usuários

Qualcomm afirma que o Apple Silicon copia sua estratégia

Qualcomm afirma que o Apple Silicon copia sua estratégia