Hacker alemão afirma ter encontrado uma maneira de hackear os carros da Tesla

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Os carros da Tesla são famosos por sua impressionante tecnologia. No entanto, recentemente, um hacker alemão afirmou que conseguiu hackear os carros da Tesla. Segundo ele, teria encontrado uma maneira de controlar remotamente 25 veículos Tesla em todo o mundo.

Check Point Software comenta o ataque hacker a carros Tesla

Lotem Finkelsteen, head de Inteligência de Ameaça e Pesquisa da Check Point Software Technologies avalia a ação de um adolescente que disse ter invadido 25 veículos da Tesla.

Há relatos de que David Colombo, um jovem hacker alemão, conseguiu invadir vários carros da Tesla e isso está gerando uma onda de insegurança na indústria automotiva. Finkelst comenta que há um temor de que os veículos possam ser controlados por terceiros e, em caso de estar em alta velocidade, causar um acidente, por exemplo.

Hack de carros Tesla

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David Colombo não foi capaz de assumir o comando de nenhum veículo, mas afirmou que conseguiu controlar alguns dispositivos periféricos em 25 Teslas mal conservados. Ele teria conseguido controlar coisas como o volume do sistema de som, janelas e luzes. No entanto, não conseguiu executar código em nenhum dos carros comprometidos. Ele, certamente, não conseguiu entrar no sistema de controle de direção.

O hacker revelou que informou à Tesla do rackeamento e a empresa está investigando. Ele disse ainda que essa não é uma vulnerabilidade inerente à Tesla e que os proprietários de carros devem poder bloquear seu acesso intrusivo. Mas, o head de Inteligência de Ameaça e Pesquisa da Check Point Software Technologies diz que contestaria esta conclusão.

Podemos realmente esperar que os usuários estejam familiarizados com a configuração de software de um produto complexo e altamente avançado tecnicamente como um automóvel moderno? Certamente os carros, de todas as coisas, precisam ser seguros ‘fora da caixa’ e protegidos com os mais altos padrões. Não deve ser possível ao condutor permitir o acesso remoto ao seu veículo por uma determinada ação ou mesmo por inação.

Conclusão do especialista da Check Point

Lotem Finkelsteen prevê um futuro em que os usuários precisarão assumir alguma responsabilidade pela segurança cibernética de seus veículos. “Se um hacker tomasse o controle de seu carro e você sofresse um acidente, não importaria de quem fosse a culpa de o carro não estar seguro, você faria tudo ao seu alcance para evitar isso”.

Mesmo com tanta tecnologia e, justamente por conta dela, precisamos que as empresas de veículos fabriquem modelos totalmente seguros. Mas, como o head da Check Point aponta, “nossa experiência em segurança cibernética nos mostra que isso não é algo que pode ser 100% garantido para sempre”.

Ele supõe ainda, “que precisaremos adotar uma abordagem mais prática para garantir que nossos carros estejam protegidos contra ataques cibernéticos. De fato, quando nossas vidas e nossas famílias estiverem em perigo, os usuários começarão a exigir um nível de controle pessoal sobre esses riscos.”