Hackers aproveitam sucesso do Squid Game para usarem malwares em apps da Play Store

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura
Imagem: Polygon

Nos últimos dias, a série Squid Game (Round 6) virou um grande sucesso mundial. Muitas pessoas, logo após assistirem a série da Netflix, podem ficar tentado baixar um aplicativo baseado na série. E aí está o perigo! Hackers conseguiram fazer com que um malware se disfarçasse de um aplicativo de papel de parede do Squid Game na Google Play Store, aproveitando a chegada de centenas de aplicativos não oficiais chegavam à loja de apps Android.

De acordo com a Forbes, o aplicativo malicioso, baixado pelo menos 5.000 vezes antes que o Google o detectasse e o tirasse de sua loja, foi descoberto por um pesquisador de segurança do Android usando o identificador @ReBensk e posteriormente analisado pelo pesquisador de malware do ESET Android, Lukas Stefanko.

Qualquer pessoa que baixou o papel de parede pode ter se tornado uma vítima de fraude publicitária ou se inscrito em serviços de SMS caros, por exemplo. O malware venceu as barreiras da loja do Google e pode ter feito centenas de vítimas.

hackers-aproveitam-sucesso-do-squid-game-para-usarem-malwares-em-apps-da-play-store
Imagem: Meczyki

O pesquisador disse que era difícil dizer se o Google estava ficando mais rápido em detectar aplicativos maliciosos que tiram proveito de sucessos virais como o Squid Game, mas “faria sentido”, dado que os autores de malware exploraram no passado a popularidade de alguns jogos, como o Pokémon, por exemplo.

Normalmente, o Google verifica um aplicativo antes e depois de carregá-lo na Play Store, em busca de atividades maliciosas em potencial, mas muitas vezes os autores de malware encontram maneiras de contornar as barreiras de segurança da empresa e, os malwares acabam passando despercebidos.

Muitos aplicativos não oficiais do Squid Game pousaram na Play Store

O site da Forbes, aponta que, entre os aplicativos não oficiais, um chamado “Squid Games – The Game” replicava o famoso jogo Luz Vermelha, Luz Verde que apareceu no primeiro episódio do programa. Apesar de sua jogabilidade básica, atingiu um milhão de instalações em apenas dez dias.

De acordo com Stefanko, o aplicativo citado acima, não era malicioso de forma alguma, assim como diversos outros aplicativos não oficiais verificados por ele, eles, aparentemente apenas exibirem muitos anúncios no aplicativo.

hackers-aproveitam-sucesso-do-squid-game-para-usarem-malwares-em-apps-da-play-store
Imagem: Tradução | Twitter

O pesquisador nos lembra que a ameaça permanece e os usuários devem tomar uma atitude cautelosa ao baixar aplicativos do Squid Game. Apesar de o Google ter removido o aplicativo malicioso, outros podem conter algum malware embutido.

O sucesso da ficção pode te trazer muitos prejuízos, caso não tome os cuidados necessários ao baixar qualquer aplicativo relacionado a ele.

Via: Forbes

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.