Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

11/12/2020 às 10:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Hackers russos são acusados de atacar o Parlamento Norueguês

hackers-russos-sao-acusados-de-atacar-o-parlamento-noruegues

Hackers russos foram acusados na última terça-feira, pela agência de espionagem doméstica da Noruega, de atacar o Parlamento Norueguês. Segundo a Agência, os hackers estariam ligados à inteligência militar de Moscou e teriam realizado o ataque cibernético.

hackers-russos-sao-acusados-de-atacar-o-parlamento-noruegues

Os autores dos ataques, segundo a Agência de Inteligência Norueguesa (PST)

As acusações da Agência é de que o grupo provável responsável pelos ataques ao Parlamento Norueguês, é o coletivo Fancy Bear. Os ataques cibernéticos foram identificados e relatados às autoridades, na época. Os parlamentares identificaram que em 24 de agosto houveram acessos indevidos aos e-mails de alguns deputados e funcionários parlamentares, mas até então, não se especulava a autoria.

As acusações à Russia, veio bem depois, e foram realizadas pela ministra norueguesa das Relações Exteriores, Ine Eriksen Soreide.

Os investigadores do PST reforçaram as acusações da ministra. “A investigação mostra que a operação de rede a que o Storting (parlamento norueguês) foi submetido, fazia parte de uma campanha nacional e internacional mais ampla que vem acontecendo desde pelo menos 2019”, disse o PST em um comunicado, apontando os prováveis culpados. “Análises mostram que é provável que a operação tenha sido liderada por um grupo cibernético … conhecido como APT28 ou Fancy Bear. Esse grupo tem laços com a GRU, a agência de inteligência militar da Rússia.”

A execução dos ataques dos hackers

Segundo a PST, os ataques aconteceram utilizando o método conhecido como “ataque de força bruta”, onde várias senhas e nomes de usuário são enviados com a esperança de eventualmente obter a combinação certa. Ainda segundo a Agência, os hackers, supostamente russos, teriam conseguido baixar informações “confidenciais”.

Resultado das investigações

No entanto, através de um comunicado, a Agência disse que as investigações não produziram elementos suficientes para prosseguir com as acusações. Esse fato tem agravo ainda maior porque a embaixada da Rússia na Noruega já tinha declarado em rede social que a acusação gerava uma provocação séria e intencional, destrutiva para as relações bilaterais. Apesar de ainda não ter comentado as conclusões da PST, a embaixada nunca estevcontente com a acusação.

Relações Noruega-Russia

Apesar de as relações dos dois países serem consideradas boas, diversos casos de espionagem de ambos os países foram identificados nos últimos anos, o que abala a relação. Inclusive, a Agência de inteligência da Noruega destaca regularmente a Rússia como uma das principais ameaças de espionagem do país.

Com informações de: Security Week

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.