Hackers vazam dados da Embraer

Imagem: Embraer.

A empresa brasileira Embraer, a terceira maior fabricante de aviões do mundo, foi vítima de um ataque de ransomware no mês passado. Os hackers envolvidos no ataque vazaram alguns dos dados privados da Embraer como vingança depois que a fabricante optou por restaurar os sistemas de backups sem pagar o resgate exigido.

Os arquivos foram compartilhados em um site hospedado na dark web, administrado por hackers do ransomware RansomExx.

Hackers vazam dados da Embraer

Os dados carregados incluíram amostras de dados de funcionários, contratos comerciais, fotos de simulações de voo e código-fonte, entre outros.

A empresa brasileira Embraer, a terceira maior fabricante de aviões do mundo, foi vítima de um ataque de ransomware.

O vazamento confirma que os hackers conseguiram roubar dados dos servidores da empresa. A Embraer divulgou um comunicado à imprensa, admitindo a violação de segurança, mas não confirmou se o incidente envolveu ransomware.

A fabricante disse que os atacantes tiveram acesso a apenas um ambiente e que o incidente causou apenas um impacto temporário em algumas de suas operações.

A Embraer também é uma das três empresas que tiveram seus dados vazados no final de semana no site de vazamento RansomExx, lançado no sábado.

A gangue RansomExx agora se junta a uma longa lista de gangues de ransomware que administram sites de vazamento.

Gangues de ransomware usam sites de vazamento como forma de pressionar as vítimas. Durante as negociações, as empresas são informadas de que, se não pagarem o pedido de resgate desejado pelo invasor, os invasores vazarão dados online como forma de punição, para que possam ser baixados pelos concorrentes ou para que as empresas enfrentem punições regulatórias em seus países.

ZDNET

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.
Sair da versão mobile