HandBrake 1.4 adiciona suporte para novas codificações

O transcodificador de vídeo de código aberto HandBrake 1.4 acaba de ser lançado e o programa adiciona algumas novidades como o suporte para codificações nativas de 10 e 12 bits. O programa é grátis e multiplataforma, ou seja, tem versões para Linux, macOS e Windows.

Assim, o HandBrake 1.4 chega cerca de um mês após o lançamento da atualização de manutenção do HandBrake 1.3.3 da série 1.3 do software de código aberto. Desta vez, a mudança vai além da numeração e apresenta uma funcionalidade principal, ou seja, suporte para codificações de vídeo nativas de 10 e 12 bits, incluindo Passagem de metadados HDR10.

Portanto, isso significa que agora você poderá abrir streams codificados de 10 ou 12 bits no HandBreak para convertê-los em outro formato de sua escolha. Como a maioria dessas codificações geralmente é HDR, o recurso integrado de passagem de metadados HDR10 também será útil, mas os desenvolvedores avisam que nem todos os filtros suportam 10 bits e 12 bits.

HandBrake 1.4 adiciona suporte para novas codificações e outras novidades

Outra novidade neste lançamento são três novos filtros, a saber, Chroma Smooth, Colourspace Selection e suporte para QuickSync acelerado por hardware Crop/Scale ao usar o caminho completo, suporte a passagem de áudio MP2.

Além desses recursos principais, o lançamento do HandBrake 1.4 também traz melhorias para a funcionalidade de codificação de hardware para vários dispositivos equipados com AMD VCN (Video Core Next), Intel QuickSync Video e hardware de codificação e decodificação de vídeo Qualcomm ARM.

Falando sobre Qualcomm ARM, este lançamento também apresenta suporte para dispositivos Qualcomm ARM64 (AArch64/ARM 64 bits) executando o sistema operacional Windows, mas apenas a versão de linha de comando do HandBreak funciona por enquanto. Além disso, a versão 1.4 é a primeira a oferecer suporte a Macs baseados em Apple Silicon M1.

Outras mudanças importantes no HandBrake 1.4

Entre outras melhorias, há um melhor manuseio de legendas, incluindo suporte para legendas DVB (Passthru e Burn-In) e suporte para closed captions EIA608, e parece que há várias pequenas melhorias de UI e UX para todas as plataformas suportadas, como suporte a padding, suporte de aumento de escala limitado e a capacidade de controlar o limite de resolução. Para obter mais detalhes, consulte as notas de versão completas no GitHub. Neste mesmo link você também conseguirá baixar o programa que está disponível em diversos formatos.

HandBreak 1.4 suporta FFmpeg 4.4 e pode ser baixado agora mesmo do site oficial como um aplicativo Flatpak que você pode instalar facilmente em sua distribuição GNU/Linux usando um gerenciador de pacotes gráfico como GNOME Software ou Plasma Discover.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile