AMD HIP RT 2.4 traz H-PLOC e suporte a novas arquiteturas gráficas

O AMD HIP RT 2.4 apresenta o novo algoritmo H-PLOC, melhorias no BVH e suporte a novas arquiteturas gráficas. Com a adição do sistema de build CMake, a biblioteca se torna mais acessível para desenvolvedores.

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O mais recente lançamento da biblioteca de ray tracing open-source da AMD, o HIP RT 2.4, traz uma série de aprimoramentos que elevam ainda mais a eficiência e o desempenho da interface HIP. A equipe da GPUOpen da AMD continua a expandir as funcionalidades dessa biblioteca, incluindo agora a implementação de um novo algoritmo H-PLOC e suporte a novas arquiteturas gráficas.

O que há de novo no AMD HIP RT 2.4?

A grande novidade dessa versão é a adição do algoritmo H-PLOC, que foi incorporado para melhorar o desempenho do ray tracing em GPUs compatíveis. Além disso, a conversão BVH (Bounding Volume Hierarchy) foi otimizada, garantindo maior eficiência na renderização gráfica.

Outro aspecto importante do HIP RT 2.4 é a inclusão do suporte ao sistema de build CMake, facilitando o processo de construção e gerenciamento da biblioteca para desenvolvedores tanto em sistemas Windows quanto Linux. Essa mudança é significativa, pois simplifica o desenvolvimento e manutenção da biblioteca, tornando o processo mais ágil e acessível para desenvolvedores de todas as plataformas.

Suporte a novas arquiteturas gráficas

Embora as notas de lançamento mencionem a adição de suporte a novas arquiteturas gráficas, os detalhes específicos ainda não foram totalmente divulgados. Acredita-se que o HIP RT 2.4 ofereça compatibilidade com as próximas gerações de GPUs da AMD, como o RDNA 3.5 Strix Point e as primeiras implementações da arquitetura RDNA4 (GFX12). No entanto, devido ao fato de o código-fonte da versão estar consolidado em um único commit no repositório público da GitHub, a análise detalhada dessas alterações se torna um desafio para os desenvolvedores que desejam explorar profundamente as novas funcionalidades.

Acesso ao HIP RT 2.4

Os interessados em testar a nova versão do HIP RT podem baixá-la diretamente do site da GPUOpen. O HIP RT tem sido uma solução open-source desde o início de 2024, permitindo que desenvolvedores e entusiastas experimentem a tecnologia de ray tracing em hardware da AMD. O acesso ao código-fonte permite que desenvolvedores personalizem e otimizem seus projetos com maior flexibilidade, aproveitando ao máximo as capacidades de suas GPUs.

Conclusão

O lançamento do AMD HIP RT 2.4 marca mais um passo importante na evolução das soluções de ray tracing open-source da AMD. Com melhorias no algoritmo e suporte a novas arquiteturas gráficas, além da adição de um sistema de build simplificado, a biblioteca se torna ainda mais atrativa para desenvolvedores que trabalham com renderização gráfica de alta performance.