Patch Intel

Até que enfim! Intel lança solução para problemas de travamento e instabilidade

Intel apresenta solução tardia para problemas de travamento e congelamento em suas CPUs desde 2022.

A Intel divulgou em sua comunidade que encontrou a causa dos inúmeros problemas de travamento de suas CPUs. A solução demorou muito, e a notícia já ganha força no mercado internacional e em diversos sites. No entanto, apesar do problema das CPUs Intel ter sido identificado, o patch só deve sair no meio de agosto deste ano.

Quando falamos que a solução demorou nem é piada ou exagero. Saiba que as CPUs da Intel começaram a apresentar problemas em 2022, exatamente no mês de dezembro e só agora que a empresa disse que descobriu o erro. Apesar dos inúmeros reports enviado pelos usuários pelos canais da empresa, parece que a Intel só resolveu ouvir as reclamações quando a situação se agravou no final de 2023.

Problema das CPUs Intel travando foi identificado

Segundo relatos, o problema de travamento ocorria sempre que alguém estava jogando ou fazendo algum trabalho pesado como edição de vídeo, áudio ou renderizando qualquer coisa. Não se iluda, saiba que a Intel deixou claro em seu comunicado que os processadores afetados pelo problema não serão beneficiados com a correção. Dito isso, o patch lançado vai corrigir um problema no microcódigo, mas há outro problema de oxidação no seu nó de 7nm. Intel ainda seguiu dizendo que estes problemas foram corrigidos em 2023 e não são mais responsáveis por falhas.

A empresa destaca que o erro no microcódigo é a causa, a Intel ainda diz que o erro fazia com que a CPU elevasse os níveis de voltagem e assim fazia com que o processador trabalhasse além dos limites seguros. A distribuição do patch será feito através de atualizações de BIOS e OEMs as placas-mãe e também por meio de atualizações do Windows. Desta forma, a correção pode chegar ao usuário final com algum atraso.

Nem todas CPUs Intel terão o problema resolvido pelo novo patch

Você não leu errado, quem está enfrentando o problema pode não ter o problema resolvido com a atualização. Segundo a Intel, o foco é evitar que mais clientes passem por isso. A empresa também não disse e não confirmou nada sobre o risco das CPUs afetadas pelo problema de voltagem sofrerem alguma degradação visível ou danos que podem causar mais problemas no futuro.

Para os clientes que estão com problemas de travamento em CPUs Intel, a empresa pede que entrem em contato com o atendimento ao cliente e falar com o suporte. Porém, ao que tudo indica, a empresa deve substituir os processadores afetados por novos e que não estejam dentro dos modelos afetados anteriormente. A fabricante disse que vai conceder RMAs (é um processo formal que permite aos clientes, distribuidores ou distribuidores devolverem produtos para reparo, substituição ou reembolso) a todos os clientes afetados pelo problema.

O que fazer se a sua CPU Intel está passando por travamentos?

A Intel disse que por enquanto é preciso seguir algumas diretrizes básicas de energias, e que não devem usá-los além dos limites padrões. Eles deixaram algumas instruções que você precisa seguir. Por ora, a Intel não divulgou nenhuma nova solução paliativa, também não foi divulgado se será removido as restrições existentes após lançar a correção, então após fazer os ajustes não reverta até que a Intel oriente.

Como esperado, a falha não foi detalhada pela empresa e não será. Assim, tudo o que sabemos é que tudo será validado para oferecer uma solução que resolva o problema, ao mesmo tempo, informou que vai divulgar novos detalhes no futuro.

Intel responde no Reddit e fornece duas declarações sobre o problema

A primeira declaração da Intel no Reddit, texto na íntegra.

Declaração da Intel sobre instabilidade de 13ª e 14ª geração

Com base em uma análise extensiva de processadores Intel Core de 13ª/14ª geração para desktop devolvidos a nós devido a problemas de instabilidade, determinamos que a tensão operacional elevada está causando problemas de instabilidade em alguns processadores de 13ª/14ª geração para desktop. Nossa análise dos processadores devolvidos confirma que a tensão operacional elevada está se originando de um algoritmo de microcódigo, resultando em solicitações de tensão incorretas para o processador.

A Intel está entregando um patch de microcódigo que aborda a causa raiz da exposição a tensões elevadas. Estamos continuando a validação para garantir que os cenários de instabilidade relatados à Intel em relação aos seus processadores Core 13ª/14ª geração para desktop sejam abordados. A Intel está atualmente mirando meados de agosto para o lançamento do patch para parceiros após a validação completa.

A Intel está comprometida em resolver isso com nossos clientes e continuamos pedindo que todos os clientes que estão enfrentando problemas de instabilidade em seus processadores Intel Core de 13ª/14ª geração para desktop entrem em contato com o Suporte ao Cliente Intel para obter mais assistência.

Declaração da Intel sobre a via oxidação

Podemos confirmar que houve um problema de fabricação por oxidação (resolvido em 2023), mas não está relacionado ao problema de instabilidade.

Podemos confirmar que o problema de fabricação via Oxidation afetou alguns dos primeiros processadores Intel Core de 13ª geração para desktop. No entanto, o problema foi causado pela raiz e resolvido com melhorias de fabricação e telas em 2023. Também o analisamos nos relatórios de instabilidade dos processadores Intel Core de 13ª geração para desktop e a análise até o momento determinou que apenas um pequeno número de relatórios de instabilidade pode ser conectado ao problema de fabricação.

Para o problema de instabilidade, estamos entregando um patch de microcódigo que aborda a exposição a tensões elevadas, que é um elemento-chave do problema de instabilidade. No momento, estamos validando o patch de microcódigo para garantir que os problemas de instabilidade para a 13ª/14ª geração sejam abordados.

Fonte: Tom’s Hardware