Uma crise para os fabricantes que se transforma em vantagens aos consumidores. Assim é na prática que funciona a baixa procura por memórias DDR4 e que faz preço cair até 20%. Isso ocorre depois de quatro altas seguidas somente em 2024. Porém, essa tendência se inverteu neste mês de setembro devido à falta de demanda tanto de consumidores quanto do mercado em si.
O preço dos chips de 8 GB de memória RAM DDR4 caiu exatos 17,07%, ficando em US$ 1,7 em setembro. Segundo especialistas, isso ocorre devido à forte migração para DDR5, a nova geração de chips mais potente e eficiente. Assim, os estoques de DDR4 encalharam e fez os fabricantes darem promoções, fazendo os preços caírem ainda mais.
Baixa procura de DDR4 faz preço de memórias cair até 20%
Mesmo com a demanda em alta, é importante destacar ao as memórias DDR5 são bem mais caras e devem fazer parte, em breve, do novo padrão de mercado. No entanto, os preços deste tipo de chip de memória devem continuar subindo.
Somente este ano, memórias DRAM e NAND já subiram mais de 50%. Essa estratégia dos fabricantes tem como objetivo recuperar prejuízos causados ainda pela pandemia de covid-19. Naquela época, foi preciso dar descontos generosos para vender todo o estoque. Logo depois, a partir do final de 2023, os preços não param de ficar mais altos. Os valores subiram tanto que os consumidores e o mercado deixaram de comprar. Sem outra alternativa, a solução foi baixar os preços novamente. Porém, esse efeito só será sentido no bolso do consumidor daqui a algum tempo.
Os módulos RAM DDR$ e SSDs PCIe 4.0 são dominantes no mercado. Portanto, vai demorar até que haja uma redução do estoque e a versão 5 dessas memórias fiquem mais acessíveis.