Nova era Intel

Intel Diamond Rapids inicia era da família 19 no Linux 6.12

A Intel apresentou a Família 19 com o processador Diamond Rapids, substituindo a tradicional Família 6, presente desde os anos 90. A nova família de CPUs traz avanços significativos para o kernel Linux 6.12.

intel-diamond-rapids-era-familia-19

Meses atrás, os engenheiros da Intel começaram a adaptar o kernel do Linux para remover as suposições feitas em torno da “Família 6”, que vinha sendo usada para identificar CPUs Intel desde os anos 90, com o Pentium Pro. Agora, com o lançamento do Linux 6.12, essa transição foi concluída, dando início à Família 19 de processadores Intel, liderada pelo Diamond Rapids.

Um novo patch, publicado hoje na lista de discussão do kernel do Linux, introduziu oficialmente a Família 19, com o primeiro modelo sendo o Intel Xeon Diamond Rapids, que utiliza o núcleo Panther Cove X. Esse processador será identificado como Família 19, Modelo 1, marcando o início de uma nova fase para as CPUs Intel no ecossistema Linux.

O fim da era da Família 6

O patch é bastante direto, representando o fim da longa era da Família 6, que abrangeu gerações de processadores desde o Pentium Pro até modelos recentes. Junto com o anúncio da Família 19, o patch também adiciona o Panther Lake, que será um dos últimos processadores identificados como Família 6, com o código de modelo 204.

O que esperar do Diamond Rapids?

Diamond Rapids sucederá o Intel Xeon Granite Rapids, com o foco voltado para o mercado de servidores. Além da nova identificação de família, será interessante acompanhar quais novos recursos serão introduzidos com essa geração, especialmente considerando os recentes trabalhos da Intel no kernel Linux em torno de tecnologias como FRED, AVX10 e a arquitetura X86S.

Essas inovações prometem não apenas melhorar o desempenho dos processadores Intel, mas também ampliar sua compatibilidade com as novas funcionalidades de virtualização e eficiência energética, além de ajustes de baixo nível que moldarão o futuro da computação com a arquitetura X86.

Conclusão

Com o patch de hoje, a Intel oficialmente se despede da Família 6, que desempenhou um papel significativo na evolução de suas CPUs por mais de duas décadas. A chegada da Família 19, com o Diamond Rapids à frente, traz grandes expectativas para as inovações que a Intel planeja introduzir nos próximos anos.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.