Categorias
Processadores

AMD prepara o código de gerenciamento de cores da Radeon Graphics para Linux 6.8

A AMD prepara o código de gerenciamento de cores da Radeon Graphics para Linux 6.8. Na semana passada, além de a Intel enviar seu novo driver gráfico do kernel Xe para o DRM-Next antes do Linux 6.8, a equipe vermelha enviou suas últimas mudanças no driver do kernel AMDGPU/AMDKFD antes deste próximo ciclo do kernel. Emocionante do lado da AMD é conseguir o suporte às propriedades de gerenciamento de cores da AMD! Mas, no lado negativo, ele está desativado por enquanto.

O trabalho de gerenciamento de cores da AMD realizado por Melissa Wen da Igalia, Joshua Ashton da Valve e Harry Wentland da AMD, entre outros, está finalmente sendo fundido para o Linux 6.8! Isso faz parte do trabalho contínuo em torno da habilitação do HDR (High Dynamic Range) e do suporte aprimorado ao gerenciamento de cores da AMD em geral para placas de vídeo Radeon, com foco imediato no Valve Steam Deck.

O gerenciamento de cores da AMD vem se unindo há um tempo e é ótimo ver esse trabalho finalmente pronto para o kernel principal! Mas, por enquanto, esse suporte à API de gerenciamento de cores da AMD está desativado no momento da compilação, pois está escondido atrás de uma definição de “AMD_PRIVATE_COLOR”.

AMD prepara o código de gerenciamento de cores da Radeon Graphics para Linux 6.8

AMD prepara o código de gerenciamento de cores da Radeon Graphics para Linux 6.8

Até que a API seja estabilizada nesta área, ela não fará parte das compilações normais do kernel Linux, mas pelo menos agora o código está upstream e é mais fácil para os gostos da Valve e outros que querem usá-lo tê-lo facilmente disponível sem ter que carregar manualmente os patches contra o kernel.

A atração de sexta-feira também tem as mudanças do lado do driver gráfico AMD em torno do AMD WBRF para mitigar a inferência de radiofrequência WiFi em torno dos relógios da GPU.

Esta última solicitação de pull AMDGPU para Linux 6.8 também tem muitas correções, permitindo o encapsulamento em filas de computação de alta prioridade, suporte a VPE DPM, AMDKFD agora pode importar e exportar DMA-BUFs usando identificadores GEM e várias outras melhorias de baixo nível.

Consulte esta solicitação pull para obter a lista completa dos patches AMDGPU/AMDKFD desta semana prontos para o DRM-Next. O Linux 6.8 está se moldando para ser uma versão de kernel bastante empolgante em muitas frentes para este primeiro ciclo de kernel de 2024.

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile