A AMD está trabalhando para habilitar a GPU VirtIO e o suporte a GPU de passagem para o hipervisor de virtualização Xen com gráficos Radeon.
Além de seu trabalho recente no suporte de contexto nativo VirtIO com QEMU+KVM, eles também estão trabalhando para aprimorar o suporte/desempenho de gráficos Radeon ao usar o Xen também.
AMD mostra suporte de passagem de GPU com Xen. A GPU demonstrada aqui é uma Navi 2x Radeon PRO W6400.
Huang Rui da AMD enviou um conjunto de patches de kernel no domingo para trabalhar para melhorar o suporte do kernel Xen em torno do suporte gráfico AMD Radeon.
AMD trabalha em GPU VirtIO e suporte a GPU de passagem para virtualização Xen
“Atualmente, estamos trabalhando para adicionar suporte VirtIO GPU e GPU Passthrough no Xen. Esperávamos usar HVM no domU e PVH no dom0. O suporte x86 PVH dom0 precisa de algumas modificações em nossa plataforma APU. Essas funções requerem suporte a vários componentes de software incluindo kernel, xen, qemu, mesa e virglrenderer.”
Para aqueles que usam o hipervisor Xen e estão interessados ??em ver o suporte aprimorado da GPU Radeon, consulte esta série de patches para obter mais detalhes sobre as melhorias provisórias no kernel do Linux e componentes de software relacionados. Também existem ramificações do Git com os patches atuais do Xen, QEMU, Mesa e Virglrenderer necessários para esta passagem de GPU PCIe e integração de GPU VirtIO além dos patches de kernel “solicitação de comentários”.
Intel envia a décima sexta rodada de patches LAM para Linux
Os engenheiros Linux da Intel continuam trabalhando no Linear Address Masking (LAM) para fazer uso de bits de endereço não traduzidos de endereços lineares de 64 bits para que possam ser usados ??para metadados arbitrários. A esperança é que esses metadados LAM possam levar a sanitizadores de endereços mais eficientes, otimizações para JITs e VMs e muito mais, mas tem sido uma longa jornada obter o upstream do suporte.
Voltando a 2020, a Intel está trabalhando nos patches LAM Linux para o kernel e componentes relacionados à cadeia de ferramentas. O Intel LAM deveria então ser submetido para Linux 6.2, mas Linus Torvalds rejeitou o código em seu estado atual , criticando alguns de seus atributos.
Desde então, os patches Intel LAM voltaram a funcionar e este fim de semana marcou a décima sexta revisão desses patches.
Com a nova versão, há tags adicionais testadas por e algumas outras pequenas alterações. Com os patches v16 tendo um mínimo de rotatividade de código, talvez no ciclo do kernel v6.4 ele esteja pronto para outra tentativa de linha principal. Embora Linus Torvalds ainda não goste do nome “LAM”, mas espero que o código agora esteja em boa forma para que ele possa ignorar o acrônimo da Intel.