A MediaTek tem se destacado nos segmentos de smartphones econômicos e intermediários graças a lançamentos de sucesso. No entanto, a marca enfrentou dificuldades em se firmar no mercado de dispositivos de alta performance. Até dois anos atrás, a Qualcomm dominava esse nicho com sua plataforma Snapdragon 8, monopolizando a presença em smartphones Android topo de linha.
MediaTek Dimensity 9400
Esse cenário começou a mudar recentemente. A MediaTek obteve avanços importantes ao conquistar posições com seus chips Dimensity 9200 e 9300, ganhando mais espaço nesse setor competitivo. O fato de ter conseguido desbancar a Qualcomm em alguns aspectos é notável.
Um dos pontos que favorecem a MediaTek é seu foco na tecnologia de núcleos de alto desempenho. Enquanto a Qualcomm apenas começou a explorar essa abordagem com o Snapdragon 8 Elite, a MediaTek já implementava núcleos de alto rendimento em seus modelos Dimensity 9300 e 9400 há mais de um ano. Essa estratégia resultou em um desempenho multicore superior, como verificado em testes que mostram dispositivos como o Vivo X100 Pro e o Xiaomi 14T Pro se destacando nos rankings do Geekbench. Embora esses modelos ainda não superem o A18 Pro do iPhone 16 Pro Max, eles estão à frente de outros dispositivos Android.
O reconhecimento do avanço da MediaTek é exemplificado pela decisão da Samsung de equipar sua linha Galaxy Tab S10 com o Dimensity 9300+, um movimento estratégico que abrange até os mercados norte-americanos. Embora as vendas de tablets premium da Samsung não sejam tão volumosas quanto a série Galaxy S24, essa escolha de hardware demonstra a confiança da marca.
O Dimensity 9400, a resposta da MediaTek ao Snapdragon 8 Elite, reforça ainda mais essa tendência. O chip é equipado com o moderno núcleo Cortex X925, acompanhado por núcleos Cortex X4 e A720, e alimenta dispositivos de ponta como o OPPO Find X8 e o Vivo X200. Embora esses aparelhos ainda não sejam amplamente populares no Ocidente, suas vendas na China atingem milhões de unidades, e marcas como OPPO e Vivo vêm ganhando tração em mercados de alta gama em países como a Índia.