Durante o Snapdragon Summit deste ano, a Qualcomm revelou dois novos processadores de alto desempenho voltados para a indústria automotiva: o Snapdragon Cockpit Elite e o Snapdragon Ride Elite. Ambos fazem parte do portfólio Snapdragon Digital Chassis e utilizam a nova CPU Oryon da Qualcomm.
Qualcomm Snapdragon Cockpit Elite e Ride Elite
Como seus nomes sugerem, o Cockpit Elite é projetado para gerenciar o sistema de infotainment dentro da cabine, enquanto o Ride Elite é responsável pelas interações externas e pelos sistemas avançados de condução autônoma. Um ponto interessante é que os fabricantes de automóveis terão a flexibilidade de combinar esses dois chips em um único SoC, aproveitando a arquitetura adaptável.
Esses SoCs apresentam uma poderosa NPU, oferecendo um aumento de desempenho de 12 vezes em comparação com as plataformas de cockpit anteriores da Qualcomm. Isso se mostra extremamente útil tanto para a experiência dentro do veículo quanto para a tomada de decisões dos sistemas avançados de assistência à condução.
O novo GPU Adreno gerencia a experiência multimídia na cabine, suportando aplicações contextuais e recursos avançados de multimídia e jogos, com desempenho três vezes superior ao da geração anterior.
Adicionalmente, características de segurança foram integradas para garantir a operação contínua. Com o controlador de segurança, as funções de ADAS permanecem sempre ativas.
Uma nova estrutura de software unificada facilitará para os fabricantes a escalabilidade, implementação e atualização de recursos através de um ambiente de trabalho baseado em nuvem. Isso permitirá que as empresas lancem novas funcionalidades de forma mais ágil.
A nova plataforma Elite Ride também se destaca na área de monitoramento, contando com um potente ISP capaz de processar informações de 40 sensores multimodais, sendo 20 deles câmeras de alta resolução. Isso possibilita não apenas uma visão do ambiente externo, mas também um monitoramento de 360 graus dentro da cabine.
Entre outras características notáveis, destacam-se o suporte para áudio zonal habilitado por IA e a capacidade de gerenciar 16 displays com resolução 4K.