in

Harmony OS da Huawei parece mais uma “inspiração” do Android

O Harmony OS 2.0 beta da Huawei parece ser baseado no Android

harmony-os-da-huawei-parece-mais-uma-inspiracao-do-android
Imagem: Shometech

O Harmony OS é o sistema operacional próprio da Huawei. A empresa recentemente começou sua longa transição do Android sem GMS para o primeiro Harmony OS 2.0 beta para smartphones e tablets selecionados. Todavia, o que parecia ser um concorrente para romper com o duopólio do iOS da Apple e do Android do Google, foi por água abaixo. O Harmony OS da Huawei parece mais uma “inspiração” do Android

Harmony OS 2.0

Um desenvolvedor construiu um aplicativo “Hello World” simples voltado para O Android Kitkat 4.4.4, e descobriu que o aplicativo gera uma  mensagem de erro muito semelhante em dispositivos virtuais Android e Harmony OS.

O membro sênior do XDA Developers, conhecido por seu trabalho em desbloquear os bootloaders de telefones Nokia, compilou e instalou o famoso aplicativo Superuser no dispositivo virtual Harmony OS 2.0 beta. A descoberta é de que o primeiro beta do Harmony OS 2.0 aparentemente ainda é baseado no Android.

Pode-se presumir que o Harmony OS 2.0 é apenas uma reformulação do Android. Se vai permanecer assim, ainda não sabemos. O fato é que o Harmony OS parece mais uma “inspiração” do Android.

Nenhuma há diferença perceptível entre o Harmony OS e o Android

Apesar do XDA considerar sua investigação sobre se o Harmony OS é ou não simplesmente Android tenha inconclusiva, a ArsTechnica chegou a uma resposta muito mais conclusiva.

Em um extenso relatório, a publicação afirma que não há “nenhuma diferença perceptível entre o sistema operacional da Huawei e o Android.” Ron Amadeo, da ArsTechnica, rompeu essas barreiras para dar uma olhada mais de perto no Harmony OS, levando-o à conclusão de que o sistema operacional é essencialmente apenas o Androi.

A ArsTechnica destaca como a interface do Harmony OS 2.0 é semelhante à skin do Android EMUI da Huawei , que a Huawei diz ser simplesmente porque eles portaram a aparência do EMUI para o Harmony OS.

Por trás, porém, existem muitos componentes do sistema Android, incluindo o aplicativo “HarmonyOS System”. Este aplicativo é rotulado como “versão 10”, que provavelmente é uma referência ao Android 10, a versão do Android que a  ArsTechnica alega que o sistema operacional da Huawei é realmente baseado no Android.

A ArsTechnica  não foi capaz de encontrar uma única mudança substantiva em comparação com o Android. Todavia, a Ars aponta que é estranho que não haja referência ao Android em qualquer documentação oficial do Harmony OS. A documentação não revela muitas informações sobre a base do sistema operacional. Na verdade, levantou mais perguntas do que respostas.

No entanto, o XDA destaca que podem ser só suposições acerca da inspiração. “É  possível que a Huawei realmente tenha conseguido uma migração quase perfeita do EMUI baseado no Android para o Harmony OS e que estejamos apenas arranhando a superfície? Claro, é possível.”

Além disso, o site entrou em contato com a Huawei, mas não recebeu nenhum detalhe concreto sobre a arquitetura do Harmony OS 2.0, seu kernel, ARK Compiler ou qualquer outra coisa.

Com informações de: XDA Developers / ArsTechnica

Escrito por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

lg-lanca-o-virtoo-um-app-para-emparelhar-seu-telefone-android-com-o-windows-10

LG lança o Virtoo, um app para emparelhar seu telefone Android com o Windows 10

Fedora vai usar o driver de áudio "Sound Open Firmware" da Intel

Fedora vai mudar para o moderno driver de áudio “Sound Open Firmware” da Intel