Notícias

23/10/2021 às 08:40

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

HarmonyOS 3 Developer Preview é lançado!

Os desenvolvedores já podem experimentar a nova versão do sistema

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

A Huawei realizou ontem o evento Developer Conference 2021. Na ocasião, a empresa revelou a versão mais recente de seu sistema operacional chamado HarmonyOS 3. O HarmonyOS 3 Developer Preview já está disponível para os desenvolvedores experimentarem.

Para quem não lembra, a Huawei mudou para o HarmonyOS devido a sanções do governo dos EUA. Embora o negócio de smartphones da empresa esteja à beira do colapso, segundo o Gizmochina, a empresa continua a lançar recursos em sua plataforma de software de desenvolvimento próprio.

A terceira versão do HarmonyOS concentra-se na arquitetura do sistema, do dispositivo e no desenvolvimento único para implantação de vários dispositivos. A versão para desenvolvedores traz os recursos em primeira mão, para testes, antes de uma versão final ser lançada.

A versão Developer Preview pode trazer algumas instabilidades, justamente por ser uma versão “teste”, onde os recursos estão sendo implementados para serem testados pelos desenvolvedores.

HarmonyOS 3 Developer Preview

harmonyos-3-developer-preview-e-lancado
Imagem: Shometech

De acordo com o levantamento do Gizmochina, o HarmonyOS 3 Developer Preview traz ferramentas de implantação flexíveis. Portanto, os desenvolvedores de dispositivos podem selecionar componentes essenciais com base nos requisitos de hardware para montar o sistema operacional.

Além disso, a Huawei fez melhorias no design da IU para manter a consistência em todo o sistema operacional, bem como em vários dispositivos. A empresa também anunciou Ark Development Framework 3.0 (ArkUI 3.0), DevEco Studio 3.0 e 6000+ APIs.

Em resumo, a nova versão do HarmonyOS tenta trazer mais desenvolvedores e parceiros OEMs para a plataforma. Isso não significa que não haverá nenhum novo recurso voltado para o usuário.

Até agora, a Huawei revelou que o Super Device (Super Dispositivo) agora permite que os usuários conectem vários dispositivos ao mesmo tempo. Por exemplo, um smartphone, uma TV inteligente e 4 alto-falantes podem ser combinados em um sistema de 6 dispositivos para uma experiência de multimídia envolvente com uma experiência de som de 5.1 canais.

Essa atualização do sistema da Huawei deve trazer ainda mais integração entre os dispositivos da empresa. Os desenvolvedores, agora, têm em mãos, o HarmonyOS 3 Developer Preview. Assim, a versão estável, deve demorar muitos meses ainda até chegar aos usuários.

De acordo com o cronograma da Huawei, o HarmonyOS 3 Beta está programado para ser lançado no primeiro trimestre de 2022. Dessa forma, como dissemos, a versão estável deve demorar até chegar aos usuários da Huawei. Mas, se você é desenvolvedor, pode ter acesso a essa “prévia” do mesmo.

Via: Gizmochina

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×