HarmonyOS Next: Huawei abandona o suporte a aplicativos Android

A Huawei tem mantido uma relação difícil com o Android desde a proibição comercial de 2019 que isolou a empresa dos aplicativos do Google. Agora, parece que a Huawei está se preparando para desistir ainda mais do Android com uma nova versão do HarmonyOS, o HarmonyOS Next.

A Huawei’

Antes da proibição dos EUA em 2019, a Huawei era um dos maiores fabricantes de smartphones Android do planeta e tinha construído um enorme negócio tanto na China como globalmente vendendo os seus smartphones bastante bons.

No entanto, isso mudou rapidamente, com a remoção abrupta da Play Store em novos dispositivos Huawei, levando à queda nos números de vendas e à empresa lutando para criar lojas de aplicativos e software alternativos para novos dispositivos.

Os esforços da Huawei para “substituir” o Android chegaram ao auge em 2021 com o lançamento do “HarmonyOS”, uma plataforma baseada em Android que faria mudanças mais drásticas na experiência, ao mesmo tempo que manteria a biblioteca de aplicativos carregáveis disponíveis no Android.

Agora, a Huawei está a preparar o próximo passo nessa jornada. O “HarmonyOS Next” foi anunciado no início deste ano como parte de uma conferência de desenvolvedores da Huawei. Na época, veículos como a Huawei Central disseram que “Next” é “uma versão pura do sistema operacional HarmonyOS sem bibliotecas Android” e que substituiria as versões existentes da plataforma.

HarmonyOS Next”

Quando o HarmonyOS original foi anunciado, a empresa insistiu que não era o Android, embora houvesse enormes evidências de que era. No entanto, parece que desta vez há mais do que isso. Em uma demonstração prática de agosto que foi compartilhada no Weibo, os arquivos APK não puderam ser abertos, embora a interface geral ainda se parecesse com os designs baseados em Android da Huawei, como pode ser visto abaixo.

Conforme relatado pelo South China Morning Post (Via: 9to5Google) esta semana, as principais empresas de tecnologia chinesas estão correndo para contratar desenvolvedores que possam produzir aplicativos HarmonyOS nativos.

O relatório reitera que “Próximo” “envolverá a remoção do suporte para aplicativos baseados em Android em todos os dispositivos da empresa instalados com esse novo sistema operacional” e que uma prévia do desenvolvedor será lançada no início de 2024. Pandaily (Via: 9to5Google) também acrescenta que “ Próximo ”não suportará arquivos APK, mas apenas “HAP”, que é explicado no site do desenvolvedor do HarmonyOS como sendo apenas parte de um pacote completo de aplicativos.

Está definitivamente claro que a Huawei está desligando os aplicativos Android, mas ainda é difícil acreditar que a empresa esteja descartando totalmente o Android (AOSP). Para isso, teremos apenas que esperar e ver, pois mais pesquisas podem ser feitas quando “Next” chegar à cena no próximo ano.

Via: 9to5Google
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile