HEVC: o formato de compressão de vídeo do futuro?

HEVC: o formato de compressão de vídeo do futuro?

Hoje, as plataformas de conteúdo de streaming são as que mais ganharam popularidade quando falamos em assistir a todos os tipos de documentários, séries ou filmes no computador ou na TV. Há cada vez mais conteúdo em alta definição e dispositivos que o suportam, no entanto, o fato de esses conteúdos chegarem pela Internet exige uma grande largura de banda necessária para que você tenha uma boa experiência. O grande aliado para isso é o padrão H.265 ou HEVC.

O que é HEVC e para que serve?

Embora muitos já estejam cientes do que é esse novo padrão, certamente para muitos outros ainda é um termo bastante desconhecido.

Nesse caso, deve-se dizer que HEVC significa codificação de vídeo de alta eficiência ou o que passa a ser a mesma codificação de vídeo de alta eficiência.

Também é conhecido como H.265 ou mesmo como MPEG-H parte 2 e foi lançado em 2014 como sucessor do H.264.

No entanto, nada mais é do que um padrão que define um formato de compactação de vídeo que pode fornecer melhor qualidade de vídeo com a mesma taxa de dados.

Portanto, podemos dizer que o H.265 é o mais recente e avançado padrão de compactação de vídeo criado para oferecer maior eficiência de codificação e melhor qualidade de vídeo.

E permite compactar vídeo com uma taxa de dados dupla com metade da taxa de bits para manter a mesma qualidade de vídeo e também reduzir o espaço que ocupa pela metade em relação ao H.264.

Esse formato de compactação surge como uma necessidade para a era digital e tecnológica em que vivemos hoje, pois há cada vez mais conteúdo em 4K e estamos à porta do conteúdo em 8k.

Os vídeos que, devido à sua alta qualidade, ocupam muito espaço e exigem muitas demandas ao baixar ou reproduzir com a melhor qualidade.

Portanto, o HEVC ou o H.265 serve para compactar esse tipo de conteúdo e, portanto, sua reprodução e download são muito mais rápidos sem a necessidade de ter larguras de banda tão grandes.

Portanto, a experiência é muito melhor de uma maneira mais simples. É por isso que não esquecemos a economia significativa de espaço que isso também significa, pois eles ocupam metade do espaço dos vídeos compactados com o H.264.

Vantagens do H.265 sobre o H.264

Estas são as principais vantagens do H.265 sobre o H.264:

  • O HEVC permite até 8K e 300 FPS, enquanto o H.264 é limitado ao vídeo 4K a 60 FPS;
  • O H.265 permite reduzir pela metade o espaço que um conteúdo ocupa ao codificar o vídeo na menor taxa de bits possível, mantendo o nível de qualidade. Por isso, também oferece uma melhor experiência visual;
  • Com uma largura de banda menor, o H.265 oferece qualidade muito melhor que o H.264;
  • Os vídeos no H.265 têm menos erros e artefatos, portanto a qualidade da imagem aumenta em relação ao H.264;
  • No novo padrão, as informações dos pixels originais do quadro anterior podem ser divididas em tamanhos diferentes para melhor adaptação a cada cena. Uma técnica conhecida como CTU ou Coding Tree Units com a qual os espaços com informações de outro quadro podem ser divididos em blocos entre 4 × 4 e até 64×64, enquanto no H.264, pode ser apenas até 16×16;
  • O H.265 aprimora os algoritmos de segmentação, pois eles não apenas comparam dois quadros por vez, mas também tentam aproveitar e compartilhar as mesmas informações em mais quadros. Isso faz com que informações que não sejam alteradas possam ser reutilizadas para mais quadros;
  • Ele também oferece uma melhoria no rastreamento de movimento em relação ao H.264. Ou seja, considerando que normalmente os aviões têm algum movimento, o que faz com que as mesmas partes mudem ligeiramente de posição, esse aprimoramento permite que você aproveite as informações, mesmo que não estejam na mesma área da tela.

Via: ADSLZone

Sair da versão mobile