Homem recupera iPhone de fundo de rio intacto depois de 10 meses

Depois de seco, o iPhone funcionou como se nunca tivesse ficado tanto tempo submerso

Um homem do Reino Unido recuperou seu iPhone depois de passar 10 meses no fundo de um rio. O melhor dessa história, é que, mesmo depois de tanto tempo submerso, o iPhone ainda estava funcionando.

Owain Davies jogou o iPhone no rio Wye, perto de Cinderford, Gloucestershire, em agosto de 2021, de acordo com a BBC (Via: Apple Insider). Na época, Davies estava canoando durante uma despedida de solteiro.

No início de junho, Miguel Pacheco, do Drybook, Gloucestershire, encontrou o dispositivo enquanto fazia canoagem no rio. Ele o levou para casa, secou-o e postou imagens online dele na tentativa de rastrear seu dono.

O iPhone encontrado no rio

Pacheco disse que achava que os esforços para secar o dispositivo não serviriam “de nada” porque o iPhone estava “cheio de água”. No entanto, ele ainda secou porque sabia que poderia conter imagens de dados sentimentais.

“Eu sei que se eu perder meu telefone, tenho muitas fotos dos meus filhos, sei que gostaria de ter isso de volta”, disse ele. E, felizmente, os esforços de Pacheco surtiram efeito e ele conseguiu que o iPhone funcionasse.

Secagem do dispositivo

O homem secou o dispositivo com um compressor de ar antes de colocá-lo em um armário de ventilação para secar. Quando ele o colocou no carregador na manhã seguinte, o fundo mostrava uma foto de um homem e uma mulher, além de 13 de agosto (data em que o dispositivo caiu na água).

Em seguida, Pacheco postou imagens no Facebook que foram compartilhadas mais de 4.000 vezes. Eventualmente, amigos de Davies e sua noiva Fiona Gardner reconheceram as imagens e entraram em contato. Foi finalmente devolvido em condições de funcionamento.

Davies também explicou à BBC como o dispositivo caiu no rio. “Eu estava em uma canoa de dois homens e meu parceiro provavelmente não deveria ter se levantado, e nem é preciso dizer que caímos”, disse ele. “O telefone estava no meu bolso de trás e, assim que estava na água, percebi que o telefone havia sumido.”

Ele também elogiou Pacheco por se esforçar para salvar o dispositivo. “Minha reação natural seria entregá-lo ao pub mais próximo. Não seria usar meu compressor de ar para secá-lo e desmontá-lo”, disse ele.

Os modelos mais recentes do iPhone são classificados como resistentes à água IP68, o que significa que suportam até 1,5 metros de água doce por até 30 minutos. No entanto, existem muitos relatos de iPhones sobrevivendo à submersão muito além disso.

Em março de 2021, um iPhone 11 passou seis meses no fundo de um lago no Canadá e saiu relativamente ileso. Em agosto daquele ano, um relatório indicou que outro iPhone foi reencontrado com seu dono depois de passar um ano submerso, lembra o Apple Insider.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile