HP e System76 se unem para lançamento de um novo laptop Linux

Claylson Martins
4 minutos de leitura

A HP está lançando um laptop Linux pré-carregado com Pop!_OS, a distribuição baseada no Ubuntu criada pela System76. Para isso, HP e System76 se unem para esse importante lançamento de um novo laptop Linux.

A colaboração, que foi discretamente revelada pelo CEO da System76, Carl Richell, no Twitter, é bastante importante. É a primeira vez que a System76 faz parceria com outra empresa de computadores para lançar seu sistema operacional. É também a primeira vez que um laptop HP Linux será lançado com algo diferente do Ubuntu vanilla.

As especificações para o HP Dev One de 14 polegadas também parecem muito boas.

  • Faça mais com o software que você adora: Pop!_OS pré-instalado
  • Realize várias tarefas como um profissional com o processador AMD Ryzen™ 7 PRO de 8 núcleos
  • Execute vários aplicativos em paralelo com 16 GB de memória DDR4 @ 3200 MHz
  • Domine seus arquivos com armazenamento PCIe NVMe M.2 rápido de 1 TB
  • Veja o código claramente em uma tela antirreflexo FHD de 14″ na diagonal
  • Experimente o desempenho gráfico estelar com os gráficos AMD Radeon™

HP e System76 se unem para lançamento de um novo laptop Linux. HP Dev One: especificações e preço

Uma página de destino para o dispositivo – há um muncher de e-mail ‘inscreva-se para saber mais’, se você estiver super interessado – nos diz que o HP Dev One é construído em torno de uma CPU AMD Ryzen 7 Pro de 8 núcleos, inclui AMD Radeon Graphics, vem com 16 GB de RAM (que aparentemente será configurável até 64 GB) e um SSD NVMe M.2 de 1 TB para velocidades rápidas de leitura/gravação.

HP e System76 se unem para lançamento de um novo laptop Linux.

Ainda não há informações sobre a duração da bateria, portas, conectividade etc. O chassi do dispositivo parece ter sido reformulado a partir da linha HP Elitebook (bastante bem recebida).

“Prepare-se para um laptop personalizado para a maneira como você codifica. Apresentando o Pop!_OS Linux pré-instalado e um teclado Linux ajustado com uma tecla Super, o HP Dev One foi projetado com os desenvolvedores em mente”, diz a sinopse da página.

A única foto de produto que temos do laptop no momento é intrigante. A construção do laptop parece premium. O teclado tem um ‘nub’ inserido e uma supertecla sem marca. Duas grades (presumivelmente alto-falante) flanqueiam o teclado.

O preço do HP Dev One começa em US$ 1.099 (sem frete).

Quanto a onde você pode comprar, ainda é um assunto desconhecido. Iso porque a disponibilidade ainda não foi revelada. A distribuição Pop!_OS é pré-carregada como o único sistema operacional no HP Dev One. O suporte para o laptop e o sistema operacional será fornecido pelos representantes da HP. As atualizações de firmware virão através do LVFS (o que é muito interessante).

Mais detalhes sobre o HP Dev One serão revelados apenas no mês de junho.

Via OMGUbuntu

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.