Uma nova mudança no código revelou que o primeiro smartphone Android será usado como plataforma de testes para o Fuchsia. Este é o sistema operacional de desenvolvimento do Google para todos os tipos de dispositivos. Agora vem a grande surpresa:  a fabricante escolhida é nada mais, nada menos que a Huawai. Assim, a Huawai está testando o Fuchsia OS em seus dispositivos.

Parceria de longa data

Google e Huawai possuem uma parceria de longa data. Portanto, certamente existe uma história por trás de um dos mais adorados smartphones do Google, o Nexus 6P. Faz todo o sentido que as duas empresas continuem a trabalhar juntas, à medida que o Google desenvolve um novo sistema operacional revolucionário.

No ano passado, engenheiros da Huawai postaram vários compromissos públicos em relação ao Fuchsia. No entanto, nenhum parecia um grande trabalho ou indicava quais eram os planos de empresa para o sistema operacional.

Em um novo commit postado nesta semana, outro engenheiro da Huawai revelou que a empresa vem trabalhando para fazer o sistema rodar em dispositivos baseados em seu processador Kirin 970, começando com o Honor Play.

A mensagem de commit diz claramente que o engenheiro foi capaz de inicializar o dispositivo em Zircon, kernel da Fuchsia. No entanto, não faz qualquer menção as outras camadas do Fuchsia. Portanto, isso pode significar que a experiência ainda não é tão animadora quanto deveria.

Google Fuchsia Huawei Honor Play

O que vem por aí

Esse processo marca uma primeira mudança no projeto Fuchsia. O Huawei Honor Play é o primeiro dispositivo a ser testado no Fuchsia. Além disso, a Huawei é a primeira empresa fora a Google a dar uma grande contribuição ao projeto de código aberto.

O Honor Play, o mais recente aparelho da Huawei, é um dos muitos telefones que a empresa produziu com base no Kirin 970. Assim, com esta base, outros dispositivos também podem se tornar compatíveis com o Fuchsia no futuro. São eles:

  • Huawei Mate 10
  • Huawei Mate 10 Pro
  • Huawei Mate 10 Porsche Design
  • Huawei P20
  • Huawei P20 Pro
  • Huawei Mate RS Porsche Design
  • Huawei V10 (Honor View 10)
  • Honor 10
  • Huawei Nova 3
  • Huawei Note 10

Burocracia assombrosa

Infelizmente, devido a questões de políticas, muitos desses dispositivos, incluindo o Honor Play, não estão disponíveis para venda nem nos EUA. Portanto, isso dificulta o acesso a entusiastas a colocarem as mãos em um deles.

 

 

Fábio Trentino
Estudante de Gestão em Tecnologia da Informação na Universidade Centro Universitário Central Paulista - UNICEP - São Carlos - SP

    Nova versão Flatpak 1.1.0 apresenta mudanças

    Previous article

    O Município de Tirana, na Albânia, migra para o LibreOffice!

    Next article

    You may also like

    More in Android