in

Huawei anuncia CPU Kunpeng 920

Huawei anuncia CPU Kunpeng 920

A Huawei anunciou o Kunpeng 920, que eles dizem ser o processador baseado em ARM de maior desempenho até hoje. O Kunpeng 920 foi projetado para cargas de trabalho de servidor e usa um núcleo baseado em ARMv8 personalizado. A meta é concorrer com a rival da AMD Epyc. Assim, confira neste post que a Huawei anuncia CPU Kunpeng 920.

A empresa alega:

Ele melhora significativamente o desempenho do processador otimizando os algoritmos de predição de filiais, aumentando o número de unidades OP e melhorando a arquitetura do subsistema de memória. Na frequência típica, a CPU Kunpeng 920 pontua mais de 930 no teste SPECint Benchmarks, que é 25 % superior ao benchmark do setor. Ao mesmo tempo, a eficiência de energia é 30% melhor do que a oferecida pelas contrapartes da indústria. O Kunpeng 920 oferece um desempenho de computação muito maior para os datacenters enquanto reduz o consumo de energia.

À frente dos concorrentes

Huawei anuncia CPU Kunpeng 920

Então, como se pode ler no anúncio oficial, a promessa é ter um processador até 25% mais rápido que os concorrentes.

Além disso, promete ser 30% mais econômico. Os 64 núcleos com clock de 2,6 GHz devem dar conta do recado em grandes circulações de dados. Esse processador é o principal concorrente da AMD Epyc. Este promete uma potência semelhante, porém que não apresenta os diferenciais oferecidos pelo produto da Huawei.

O mercado de servidores ARM está ficando cada vez mais lotado de nomes como Cavium ThunderX e Ampere eMAG, o último dos quais tem sido a plataforma de servidor ARM já testada mais interessante até agora. Ela está em produção.

Características da CPU Kunpeng 920

O Kunpeng 920 é fabricado a 7nm e oferece 64 núcleos supostamente a 2,6GHz. O SoC também suporta oito canais de memória DDR4, PCI Express 4.0 e duas portas 100G RoCE. 

O Hawei quer “promover um ecossistema aberto, colaborativo e ganha-ganha”. Do mesmo modo, a empresa está colaborando com empresas como Ubuntu, SUSE, Linaro e outras organizações.

Nenhuma palavra ainda sobre preços ou disponibilidade do Huawei Kunpeng 920. Os detalhes sobre este novo processador ARM podem ser encontrados na Huawei.com.

Fonte