in

Huawei anuncia CPU Kunpeng 920

Huawei anuncia CPU Kunpeng 920

A Huawei anunciou o Kunpeng 920, que eles dizem ser o processador baseado em ARM de maior desempenho até hoje. O Kunpeng 920 foi projetado para cargas de trabalho de servidor e usa um núcleo baseado em ARMv8 personalizado. A meta é concorrer com a rival da AMD Epyc. Assim, confira neste post que a Huawei anuncia CPU Kunpeng 920.

A empresa alega:

Ele melhora significativamente o desempenho do processador otimizando os algoritmos de predição de filiais, aumentando o número de unidades OP e melhorando a arquitetura do subsistema de memória. Na frequência típica, a CPU Kunpeng 920 pontua mais de 930 no teste SPECint Benchmarks, que é 25 % superior ao benchmark do setor. Ao mesmo tempo, a eficiência de energia é 30% melhor do que a oferecida pelas contrapartes da indústria. O Kunpeng 920 oferece um desempenho de computação muito maior para os datacenters enquanto reduz o consumo de energia.

À frente dos concorrentes

Huawei anuncia CPU Kunpeng 920

Então, como se pode ler no anúncio oficial, a promessa é ter um processador até 25% mais rápido que os concorrentes.

Além disso, promete ser 30% mais econômico. Os 64 núcleos com clock de 2,6 GHz devem dar conta do recado em grandes circulações de dados. Esse processador é o principal concorrente da AMD Epyc. Este promete uma potência semelhante, porém que não apresenta os diferenciais oferecidos pelo produto da Huawei.

O mercado de servidores ARM está ficando cada vez mais lotado de nomes como Cavium ThunderX e Ampere eMAG, o último dos quais tem sido a plataforma de servidor ARM já testada mais interessante até agora. Ela está em produção.

Características da CPU Kunpeng 920

O Kunpeng 920 é fabricado a 7nm e oferece 64 núcleos supostamente a 2,6GHz. O SoC também suporta oito canais de memória DDR4, PCI Express 4.0 e duas portas 100G RoCE. 

O Hawei quer “promover um ecossistema aberto, colaborativo e ganha-ganha”. Do mesmo modo, a empresa está colaborando com empresas como Ubuntu, SUSE, Linaro e outras organizações.

Nenhuma palavra ainda sobre preços ou disponibilidade do Huawei Kunpeng 920. Os detalhes sobre este novo processador ARM podem ser encontrados na Huawei.com.

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Começa desenvolvimento do Kernel 5.0. Confira as novidades.

Começa o desenvolvimento do Kernel 5.0. Confira as novidades

NVIDIA lança GeForce RTX 2060 para a GPU Turing

NVIDIA lança GeForce RTX 2060 para a GPU Turing