in

Huawei anuncia oficialmente um lançamento para HarmonyOS

Ele será lançado junto com o Mate X2 da Huawei

huawei-anuncia-oficialmente-um-lancamento-para-harmonyos
Imagem: XDA Developers

A Huawei confirmou lançamento do HarmonyOS em abril de 2021. Este sistema operacional interno se destina a substituir o EMUI, que é baseado no Android, nos dispositivos móveis da empresa e, certamente fará parte de muitos de seus dispositivos.

- Anúncios -

O processo de mudança para o HarmonyOS começará com o Mate X2, o mais recente carro-chefe dobrável do OEM. Pelo visto podemos esperar muito dessa combinação e desse início com sistema totalmente “novo”.

huawei-anuncia-oficialmente-um-lancamento-para-harmonyos
Imagem: Inversian

Huawei e o lançamento do HarmonyOS com o Mate X2

Após muitos meses de desenvolvimento, a Huawei anunciou no weibo que finalmente está pronta para iniciar a implementação (ou lançamento) do HarmonyOS. Este software deve ser usado em seus smartphones, bem como em seus tablets, muito possivelmente em seus wearables e talvez até em alguns de seus laptops. Digamos que a empresa pode estender o uso de seu sistema para todos os seus dispositivos, em um futuro não tão distante, por exemplo.

O sistema foi implementado como uma alternativa ao Android com o Google Mobile Services (GMS), um sistema que continua proibido de usar devido ao seu posicionamento na Lista de Entidades dos EUA. Assim, a saída foi realmente “fazer” o seu próprio sistema e, agora, chegou a hora de colocá-lo para jogo, em seus dispositivos.

A Huawei afirmou que o Harmony é um sistema operacional “totalmente novo”, construído do zero por necessidade. No entanto, algumas análises independentes descobriram que ele é baseado no AOSP e, portanto, pode não ser um grande desvio de sua skin EMUI existente para Android, afinal, relata o NoteBookCheck.

Em qualquer caso, pode ainda ser interessante ver como será implementado no Mate X2. Este phablet premium é o primeiro dispositivo da Huawei a usar um design dobrável para dentro e agora também será o primeiro a receber a grande atualização que substitui sua construção atual do EMUI 11 sem GMS com HarmonyOS. As expectativas aumentaram. Será que teremos um “grande” dobrável e um “grande” sistema operacional em ação? Abril está logo aí e, com certeza, descobriremos já nos primeiros dias do mês.

O Mate X2 receberá essa atualização do sistema operacional, mas a próxima série P50 ainda é projetada para ser a primeira série da empresa com dispositivos já enviados com o novo software pronto para uso. 

A Huawei supostamente produziu vários betas do HarmonyOS para os carros-chefe do futuro, que agora também devem ser lançados com uma câmera traseira em formato de losango que pode apresentar o novo e inovador Sony IMX 800.

O mês de março foi extremamente intenso, com muitas empresas lançando muitas novidades e, parece que o mês de abril não ficará atrás. Certamente, veremos muitas novidades, começando por essa da Huawei. A empresa vem se reinventando para continuar em crescimento e, paraece que isso tem rendido alguns pontos bem positivos.

Com informações de: NoteBookCheck

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

apple-encoraja-funcionarios-a-tomar-a-vacina-covid-19-com-folga-remunerada

Apple corrige vulnerabilidade de dia zero do iOS

google-e-facebook-na-mira-do-congresso-americano

Google e Facebook na mira do Congresso Americano