Huawei apresenta seu veículo elétrico com HarmonyOS

Richard Yu, CEO das unidades de negócios de consumo e soluções para carros inteligentes da Huawei, compartilhou no Weibo, trechos sobre o veículo totalmente elétrico inaugural da divisão automotiva Zhixuan da Huawei com HarmonyOS. Este veículo será o primeiro a apresentar o sistema operacional HarmonyOS 4, representando um marco significativo não só para a empresa, mas também para a indústria automobilística.

O HarmonyOS no veículo elétrico da Xaiomi

O HarmonyOS foi a resposta da Huawei à restrição do Android que os atingiu anos atrás. É um sistema operacional móvel caseiro, e a versão mais recente, HarmonyOS 4, foi apresentada na conferência de desenvolvedores HDC 2023 da empresa na semana passada.

A linguagem de design do carro promete ser inovadora, proporcionando uma experiência de “quebrar a imaginação”. O modelo real será anunciado ainda neste trimestre. Embora detalhes específicos tenham sido deixados de fora do anúncio, a frente do carro trazia o nome “LUXEED”. Isso sugere a introdução de uma nova marca sob a bandeira da Huawei.

As especulações são abundantes sobre as origens da marca Luxeed. Dada a sua primeira aparição pública, alguns observadores acreditam que o Luxeed pode ser o resultado de uma colaboração entre a Huawei e a Chery, uma montadora local. O nome “Luxeed” possivelmente significa “Luxury Exceed”, onde Exceed é uma submarca da Chery. O outro esforço conjunto da Huawei, AITO – significa “Adicionar Inteligência ao Auto” e é produzido em colaboração com a Seres.

A Huawei tem trabalhado em vários modelos com a Chery e a parceira de fabricação automotiva da Nio, a Jianghuai Automobile Group Corp (JAC). O gigante da tecnologia também tem uma parceria com a marca Arcfox da BAIC.

Em suas negociações com montadoras, a Huawei opera em um espectro. Por um lado, fornece apenas componentes e o sistema HarmonyOS. Por outro lado, está fortemente envolvida na construção de carros, como o modelo “Zhixuan”, onde a Huawei colabora estreitamente com os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) para construir veículos que são vendidos através dos canais da Huawei. Os OEMs lidam principalmente com o desenvolvimento e produção de plataformas de veículos.

O analista da TF International Securities, Ming-Chi Kuo, afirmou que a Huawei está trabalhando com a JAC para desenvolver um modelo MPV, com o objetivo de vender cerca de 50.000 unidades por ano após o lançamento. Espera-se que o veículo entre em produção em massa em 2024 e provavelmente custará cerca de € 130.000 (cerca de R$ 701 mil)

A incursão da Huawei na tecnologia automotiva é uma fusão emocionante de tecnologia e transporte. A introdução do Luxeed equipado com o mais recente HarmonyOS revela o vasto potencial de inovação, não apenas para a Huawei, mas para toda a indústria.

Via: ArenaEV
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile