in

Huawei Brasil tem novo executivo-chefe

O veterano da empresa, Sun Baocheng, substitui Yao Wei, que deixa o cargo após quatro anos no cargo principal.

Huawei Brasil tem novo executivo-chefe
Crédito da imagem: REUTERS | Rodrigo Garrido.

Em meio a crise com Estados Unidos e à pandemia, a Huawei anunciou a nomeação de Sun Baocheng e tem um novo executivo-chefe de suas operações no Brasil.

O novo chefe do negócio brasileiro da gigante de tecnologia trabalha no país nos últimos seis anos. Antes de ser promovido ao cargo de destaque no Brasil, ele atuava como presidente do grupo de negócios de transportadoras da empresa desde 2017.

Baocheng, especialista em automação, trabalha na Huawei desde 2005 e ocupou vários cargos seniores nas operações da empresa na China.

Com as mudanças recentes, Baocheng substitui Yao Wei, que é CEO da Huawei Brasil desde 2016. Sob sua supervisão, a empresa implementou a primeira rede 4.5G no Brasil e lançou centenas de redes corporativas.

Além disso, Wei também foi responsável pelo lançamento no Brasil da oferta de nuvem da Huawei. Ele também liderou o relançamento dos negócios de produtos e serviços de consumo da empresa em 2019, após uma saída anterior desse espaço em 2015.

A operação da Huawei no Brasil é ativa em redes de operadoras e empresas, produtos de consumo e também na unidade de nuvem e inteligência artificial da empresa, lançada em dezembro de 2019. Essa unidade de negócios é liderada por José Nilo Cruz Martins, ex-gerente de país da Amazon Web Services , que ingressou na empresa chinesa em janeiro de 2020.

Volta dos smartphones no ano passado

Huawei Brasil tem novo executivo-chefe
Sun Baocheng

A Huawei relançou seus negócios de smartphones no Brasil e manteve seus planos de estabelecer uma operação de fabricação local após uma revisão estratégica.

A empresa chinesa abandonou sua divisão de consumidores no país em 2015 e voltou com uma venda rápida de seus dois dispositivos de última geração, o P30 Pro e o P30 lite.

Antes a Huawei oferecia os aparelhos por meio das operadoras. Essa tática mudou e a Huawei agora fez uma parceria com os principais varejistas brasileiros.

Presente no Brasil há mais de duas décadas, a Huawei possui cinco escritórios nas capitais brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Curitiba.

ZDNet

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.