in

Huawei lança distribuição openEuler 20.03 LTS

Sistema é derivado do CentOS.

Huawei lança distribuição openEuler 20.03 LTS

Depois de muita especulação, a Huawei cumpriu a promessa. Na semana passada, a empresa anunciou o lançamento de sua distribuição Linux “openEuler 20.03 LTS”. Esta é, portanto, a primeira versão oficial como parte de um longo ciclo de suporte (LTS). No entanto, não se anime muito. Para quem ainda não sabe, o OpenEuler, esta é distribuição é baseada na distribuição comercial EulerOS, que ao mesmo tempo é uma distribuição baseada no CentOS e é otimizada para uso em servidores com processadores ARM64.

Os métodos de segurança usados ??na distribuição EulerOS são certificados pelo Ministério de Segurança Pública da República Popular da China e também são reconhecidos como cumprindo os requisitos de CC EAL4 + (Alemanha), NIST CAVP (EUA) e CC EAL2 + (EUA).

Huawei lança distribuição openEuler 20.03 LTS

Huawei lança distribuição openEuler 20.03 LTS

O EulerOS é um dos cinco sistemas operacionais (EulerOS, macOS, Solaris, HP-UX e IBM AIX) e a única distribuição Linux certificada pelo comitê Opengroup em conformidade com o padrão UNIX 03.

A Huawei apresenta inicialmente o openEuler como um projeto colaborativo aberto desenvolvido com a participação da comunidade. Um comitê técnico openEuler, um comitê de segurança e um secretariado público já começaram a trabalhar.

Com a comunidade, está planejado criar serviços de certificação, treinamento e suporte técnico. A Huawei planeja lançar versões LTS a cada dois anos e desenvolver versões funcionais a cada seis meses. O projeto também se comprometeu a transferir as alterações para o Upstream como prioridade e retornar todo o desenvolvimento para a comunidade na forma de projetos de código aberto.

Diferenças

As diferenças entre o openEuler e o CentOS são bastante significativas e não se limitam à mudança de marca.

Por exemplo, o openEuler inclui um kernel Linux modificado 4.19, systemd 243, bash 5.0 e um desktop baseado no GNOME 3.30.

Além disso, muitas otimizações específicas do ARM64 foram introduzidas, algumas das quais já foram transferidas para as principais bases de código dos kernels Linux, GCC, OpenJDK e Docker.

As principais características desta distribuição incluem o seguinte:

  • Desempenho máximo em sistemas multicore e alto paralelismo no processamento de consultas: a otimização do mecanismo de gerenciamento de cache de arquivos permitiu eliminar bloqueios desnecessários e aumentar em 15% o número de solicitações processadas em paralelo no Nginx.
  • Uma biblioteca integrada do KAE – permite o uso de aceleradores de hardware Hisilicon Kunpeng para acelerar o desempenho de vários algoritmos (operações criptográficas, expressões regulares, compressão, etc.) de 10% a 100%.
  • Ferramentas simplificadas para gerenciar contêineres isolados: iSulad, o configurador de rede clibcni e rcr runtime (Lightweight Container Runtime, compatível com OCI). Ao usar contêineres leves, o iSulad acelerou os contêineres de lançamento em até 35% e reduziu o consumo de memória em até 68%.
  • OpenJDK Optimized Assembly –  Mostrando um aumento de 20% no desempenho devido ao sistema de gerenciamento de memória modernizado e ao uso de otimizações avançadas durante a compilação.
  • Sistema de otimização automática A-Tune: que usa métodos automáticos de aprendizado para ajustar os parâmetros operacionais do sistema. De acordo com os testes da Huawei, a otimização automática de configurações com base no cenário de uso do sistema demonstra um aumento na eficiência de até 30%.
  • Suporte para várias arquiteturas de hardware: como processadores Kunpeng e x86 (é esperado um aumento no número de arquiteturas suportadas no futuro).

A Huawei também anunciou a disponibilidade de quatro edições comerciais do openEuler:

  • Sistema operacional Kylin Server
  • SO do servidor iSoft
  • deepinEuler
  • Servidor EulixOS

Essas versões são preparadas por terceiros, que são os fabricantes Kylinsoft, iSoft, Uniontech e ISCAS (Instituto de Software da Academia Chinesa de Ciências), que estão conectados à comunidade, desenvolvendo o openEuler.

Download do openEuler 20.03 LTS

Por fim, os interessados ??em experimentar esta distribuição desenvolvida pela Huawei podem acessar o site oficial e, na seção de downloads, obter as imagens ISO de instalação (x86_64 e aarch64) disponíveis para download gratuito com o fornecimento de fontes. de pacotes.

O link é este.

O código fonte dos componentes de distribuição específicos está disponível no serviço Gitee e as atualizações do pacote para o openEuler 20.03 serão lançadas até 31 de março de 2024.

Desde Linux

Firefox 84.0.1 disponível para download com uma correção crítica

Twitter descobre bug no Firefox

Manjaro lança nova versão beta para smartphones Linux

Novo Manjaro Linux ARM 20.04 lançado para Single Board Computers