in

Huawei quer adicionar aplicativos do Google à sua própria loja de aplicativos

O Google não precisaria desenvolver um conjunto de aplicativos totalmente novo, já que os dispositivos da Huawei ainda executam o Android.

Um dos impactos mais significativos que a proibição comercial dos EUA tem sobre os clientes da Huawei fora da China é o fato de que os aparelhos da empresa não podem mais ser lançados com o Google Mobile Services (GMS). Isso significa que os clientes com um dispositivo Huawei não terão acesso à Play Store ou a algum dos aplicativos do Google. Entretanto, a Huawei quer adicionar aplicativos do Google à sua própria loja de aplicativos, como faz a Apple.

Huawei quer adicionar aplicativos do Google à sua própria loja de aplicativos

A loja de aplicativos da Huawei se chama AppGallery e substitui a Google Play Store nos dispositivos Huawei. Em vez de divulgar o GMS, a AppGallery ostenta o Huawei Mobile Services (HMS), com aplicativos como o Huawei Assistant, o Browser, o Mobile Cloud etc. Embora o ecossistema do HMS esteja crescendo, ele ainda não é um substituto perfeito para aqueles que confiam nos aplicativos do Google . Por isso, a Huawei ainda tenta encontrar uma maneira de incluí-los na AppGallery.

Eric Xu, presidente rotativo da Huawei, disse à CNBC:

Esperamos que os serviços do Google possam estar disponíveis na AppGallery, assim como os serviços do Google [estão] na App Store da Apple.

Huawei quer adicionar aplicativos do Google à sua própria loja de aplicativos
A loja de aplicativos da Huawei se chama AppGallery e substitui a Google Play Store nos dispositivos Huawei. Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Não há garantia de que a Huawei tente essa abordagem ainda, mas faz muito sentido. Os dispositivos Apple podem obter os aplicativos do Google na App Store, mesmo que os aparelhos da empresa venham com um sistema operacional diferente. Portanto, se o Google pode entregar seus aplicativos no iOS, poderá fazer o mesmo com a Huawei.

O Google não precisaria desenvolver um conjunto de aplicativos totalmente novo, como faz para o iOS, já que os dispositivos da Huawei ainda executam o Android. Mas, para que isso funcione, a Huawei precisaria de muita cooperação do Google e não temos certeza se a empresa sediada nos EUA estaria disposta a lançar seus aplicativos em outra loja de aplicativos Android.

Fonte: Android Authority