Human Interface Guidelines do GNOME são oficiais

Nos últimos meses, tem havido um esforço para atualizar as Human Interface Guidelines (HIG) – ou Diretrizes de Interface Humana em português – do GNOME para divulgar o kit de ferramentas GTK4 e as recomendações sobre novos widgets, painéis de utilitários e muito mais para melhorar a acessibilidade de aplicativos GNOME, possivelmente com aparência melhor, e apenas modernizando aspectos do HIG que não é tocado há meses. Portanto, esse GNOME HIG atualizado agora é oficial.

Depois de ser refinado nos últimos meses, o HIG atualizado agora foi oficialmente implantado no developer.gnome.org para aqueles que buscam as recomendações das diretrizes de interface humana do GNOME.

Segundo a documentação oficial, o “HIG deve ser usado em conjunto com versões recentes da plataforma GNOME, conforme fornecido pelo GNOME Flatpak SDK. Ele foi escrito para ser usado em conjunto com GTK 4 e a biblioteca libadwaita associada. No entanto, muito do HIG também é relevante para aplicativos que usam GTK 3 e libhandy”.

Human Interface Guidelines do GNOME são oficiais

O GNOME Human Interface Guidelines é a fonte primária de documentação de design para aqueles que criam software com a plataforma de desenvolvimento GNOME. Eles se destinam principalmente a designers e desenvolvedores de aplicativos, mas são relevantes para qualquer pessoa que queira se familiarizar com o GNOME UX.

O HIG é composto pelas seguintes seções:

  • Princípios de design: regras básicas de design e objetivos para a plataforma GNOME. Este é o melhor lugar para começar para quem é novo no design HIG ou GNOME. Os designers e desenvolvedores que estão construindo para a plataforma GNOME são incentivados a se familiarizar com nossa filosofia de design, pois isso aumentará sua capacidade de produzir aplicativos bonitos, eficazes, atraentes e fáceis de usar.
  • Recursos: uma visão geral das ferramentas e recursos disponíveis para o trabalho de design do GNOME. Uma variedade de ferramentas e recursos estão disponíveis para o design do GNOME UX. Não há nenhum requisito para usar qualquer um deles, e os designers e desenvolvedores devem usar as ferramentas com as quais se sentem mais confortáveis. No entanto, em muitos casos, esses recursos o ajudarão a começar a trabalhar da maneira mais rápida e fácil possível. A maioria dessas ferramentas e recursos são referenciados em outras partes do HIG, onde são mais relevantes.
  • Diretrizes: as convenções padrão que são usadas no design do GNOME UX, incluindo como escrever texto, usar ícones, criar identidades de aplicativo e lidar com diferentes tipos de entrada.
  • Padrões: abrange os elementos a partir dos quais os designs podem ser compostos, como janelas, botões, notificações ou alternadores de visualização. Os padrões são organizados em quatro tipos: contêineres, navegação, feedback e controles.
  • Referência: atalhos de teclado padrão e cores da IU.
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile