in

IBM cria solução para ajudar desenvolvedores web a tornar sites e aplicações acessíveis!

A iniciativa visa uma maior inclusão de usuários de páginas da web ou aplicativos!

IBM lança toolkit para ajudar os desenvolvedores na construção de páginas web e aplicações mais acessíveis

Durante a pandemia a gente sabe e reconhece a importância dos serviços que estão gradualmente entrando no processo de digitalização. No entanto, mesmo diante da nova necessidade alguns usuários com necessidades especiais podem sentir dificuldades. Por mais que as lojas físicas estejam migrando para as plataformas online, isso não quer dizer que já é suficiente para atender a todos. Com isso sites e aplicativos estão sendo criados em larga escala, mas muitos desenvolvedores estão esquecendo do quesito de acessibilidade. Segundo o Global Accessibility Awareness Day (GAAD), cerca de um bilhão de pessoas em todo o planeta precisa que os sites e softwares tenha melhor acessibilidade.

Nesta segunda (25), a IBM anunciou um kit de desenvolvimento distribuído sob licença de código aberto para ajudar os desenvolvedores para tornar os sites por eles desenvolvidos, como também os aplicativos, mais acessíveis. E assim, a gigante do mundo da tecnologia lança o IBM Equal Access Toolkit e o Acessibility Checker.

Conhecendo o IBM Equal Access Toolkit e o Acessibility Checker

  • IBEquaAccesToolkité um conjunto de orientações que entregam guias sobre acessibilidade a cada uma das pessoas de uma equipe, sobre todas as fases de criação de uma oferta empresarial.
    • O AccessibilitCheckerou verificador de acessibilidade, é parte de um kit aberto de ferramentas de automação. É uma extensão para browsers que permite aos desenvolvedores e auditores, verificar os componentes base de uma página web ou solução para encontrar problemas de acessibilidade.

Processos end-to-end: O que oferecem os toolkits?

• Um guia claro sobre o que é necessário em cada etapa de desenvolvimento, desde uma investigação inicial até o planejamento, desenho, desenvolvimento, verificação e lançamento;
• Uma desagregação de requerimentos de acessibilidade em cada etapa com sua priorização;
• Automação de testes;
• Verificador de acessibilidade baseado no browser com ajuda integrada que permite aprender a informação correta, exatamente no momento correto.

Tenha um grupo responsável e comprometido com a acessibilidade

As ferramentas lançadas pela IBM a Equal Access Toolkit e a Acessibility Checker, conseguem validar, através de regras, se as normas em torno de acessibilidade estão sendo cumpridas, desta forma, cria-se uma maior responsabilidade pela acessibilidade. Por tanto, ao utilizar as ferramentas, guias com pequenos fragmentos orientam de forma intuitiva quais pontos devem ser aprimorados.

Desta forma, o trabalho desenvolvimento agrega mais valor e o ritmo de trabalho torna-se mais eficiente. O toolkit permite que as equipes ou ao desenvolvedor, a possibilidade de criar ferramentas produtivas e altamente acessíveis sem precisar de um expert em acessibilidade ou educação formal. E o melhor, os desenvolvedores podem completar o que precisam à medida que avançam em projetos, sem perder a continuidade.

A IBM tem uma longa história com diversidade e acessibilidade e incorporar esses aspectos em nosso trabalho cria melhor inovação e resultados. Nem sempre é fácil encontrar as melhores práticas ou guias para entender, ou testar, em sua totalidade, as soluções de acessibilidade. Por isso, estabelecer uma plataforma de código aberto que permita as equipes de produto conceber, desenhar, desenvolver, enviar e informar sobre suas ofertas acessíveis, independentemente de sua experiência em acessibilidade, é o caminho a seguir.

Quer mais informações sobre o toolkit da IBM?

Se você gostou da ideia e já quer aplicar o toolkit da IBM na sua ilha de desenvolvimento a IBM disponibilizou alguns links. É possível acessar o código no GitHub ou pode baixar a extensão compatível com Chrome, ou Firefox. Para executar o verificador em uma configuração por batch, o verificador pode ser obtido através do repositório de NPM. Dado que o toolkit é independente da tecnologia, pode ser usado em uma variedade de entornos baseados em Node.js para testes automatizados.