in

IBM defende uso do código aberto em substituição ao software proprietário

IBM defende uso do código aberto em substituição ao software proprietário

Depois da Red Hat, chegou a vez de sua controladora IBM defender abertamente o uso do código aberto em substituição ao software proprietário. Segundo a empresa, isso é essencial na era da nuvem híbrida. Pesquisa de O’Reilly destaca que as habilidades de computação em nuvem de código aberto diferenciam os desenvolvedores em perspectivas de carreira. Acompanhe a seguir o artigo escrito pelos integrantes da IBM Chris Ferris (Developer Advocate/Software Engineer da IBM); Todd Moore (Developer Advocate) e Willie M. Tejada (Developer Advocate).

- Anúncios -

IBM defende uso do código aberto em substituição ao software proprietário

IBM defende uso do código aberto em substituição ao software proprietário

Nas últimas duas décadas, o surgimento de tecnologias de nuvem e a proliferação de software de código aberto evoluíram em conjunto, e o software de código aberto agora forma a base para as principais nuvens. Com um aumento na adoção de nuvens híbridas – a combinação de nuvens públicas, nuvens privadas e TI local – se adverte que nos próximos três anos, a adoção de nuvem híbrida deve crescer 47%, e que a organização média usaria quase seis nuvens.1

Por tudo isso surge uma questão: Quais habilidades de computação em nuvem são mais importantes para os desenvolvedores? Uma pesquisa lançada recentemente, conduzida pela O’Reilly Media em nome da IBM, sugere que, em vez de focar nas habilidades relacionadas à nuvem de um fornecedor específico, é melhor para os desenvolvedores se concentrarem na construção de habilidades em torno das tecnologias de código aberto que sustentam as nuvens.

Os destaques da pesquisa da O’Reilly Media sobre código aberto e tecnologias de nuvem, que foi respondida por mais de 3.400 desenvolvedores e gerentes de tecnologia, incluem:

  • 94% dos entrevistados classificaram o software de código aberto (OSS) igual ou melhor do que o software proprietário;
  • Ao escolher provedores de nuvem, 70% dos entrevistados preferem um baseado em código aberto;
  • 65% dos entrevistados preferiram habilidades relacionadas a tecnologias de código aberto subjacentes (como Linux, Kubernetes ou Istio), enquanto 36% preferiram habilidades relacionadas a uma plataforma de nuvem específica (ou seja, AWS, Azure ou Google);
  • 65% dos entrevistados concordam plenamente que as contribuições para projetos de código aberto causam uma boa impressão nos empregadores em potencial e resultam em melhores oportunidades de carreira.

De acordo com a pesquisa, “os arquitetos e desenvolvedores de software modernos precisam estar cientes das tendências em tecnologias de código aberto e ofertas de nuvem. A longo prazo, o conhecimento dos projetos de código aberto mais fundamentais proporcionará benefícios significativos no crescimento do trabalho e de outras atividades profissionais”.

Por que você deve se concentrar no desenvolvimento de suas habilidades de código aberto?

Portanto, ao escolher no que gastar seu tempo livre quando se trata de aprimorar suas habilidades de desenvolvimento, é preferível que você desenvolva habilidades de código aberto do que habilidades relacionadas a uma nuvem específica. A razão? A maioria das empresas adota uma abordagem de nuvem híbrida aberta. Uma nuvem híbrida aberta combina e unifica serviços de nuvem pública e privada de vários provedores de nuvem para criar uma infraestrutura de TI única e flexível que, na era dos dados em nuvem e inteligência artificial, é construída em tecnologias de código abertas. Na verdade, a plataforma de contêiner de quase todos os principais provedores de nuvem é baseada no Kubernetes, e os próprios contêineres estão sendo construídos com outras tecnologias abertas.

As habilidades que você desenvolve em relação a essas tecnologias são transferíveis por meio da comunidade de desenvolvedores e do ecossistema e, claro, para qualquer nuvem proprietária em que você trabalha.

todas as descobertas apontam para uma coisa: a demanda por habilidades de código aberto está aumentando. O desenvolvimento de habilidades em software de código aberto com suporte para tecnologias em nuvem impulsionará sua carreira.

Código aberto como base de um ambiente de nuvem híbrida aberta

Na IBM, acreditamos que o código aberto é a base da computação moderna, impulsionando a tecnologia mais progressiva de nosso tempo, desde blockchain até computação quântica, inteligência artificial e nuvem.

Um dos pilares da estratégia de nuvem híbrida aberta combinada da IBM e da Red Hat é o Kubernetes, o software de orquestração de contêineres de aplicativos de código aberto que o torna fácil a configuração, implantação e gerenciamento de aplicativos em contêiner. Os contêineres são usados como uma forma de fazer com que o software seja executado de maneira confiável quando ele muda de um ambiente de computação para outro, o que sabemos que está acontecendo com frequência cada vez maior.

Com OpenShift, a IBM fornece a plataforma por meio da qual os desenvolvedores podem construir para a nuvem híbrida de software livre. Estamos trabalhando para fornecer as ferramentas que contribuirão para suas jornadas de desenvolvimento, incluindo habilidades e treinamento.

Comece a contribuir hoje

Quer você seja um desenvolvedor freelance, trabalhando para um startup ou uma grande empresa, contribuir para uma comunidade de código aberto ajudará você a atingir seus objetivos profissionais e de negócios. Estamos entusiasmados em ver mais empresas e desenvolvedores adotarem o software e os princípios operacionais do código aberto.

Dar tempo contribuindo para a comunidade de código aberto é muito mais do que apenas valor agregado ao seu currículo. É uma vantagem competitiva para o seu negócio.

A adoção do código aberto na empresa é valiosa para ecossistemas de código aberto que prosperam com a força e a diversidade da comunidade. Mais desenvolvedores corporativos trabalhando no espaço de código aberto produzem tecnologia mais segura e inovadora para todos.

1 Dados de um estudo de IBM institute for Business Value

ios-14-5-apple-maps-sera-capaz-de-dizer-o-quao-ocupado-um-lugar-esta

iOS 14.5 Apple Maps será capaz de dizer o quão ocupado um lugar está

a-samsung-esta-usando-drones-para-entregar-produtos-galaxy-aos-clientes

Samsung está produzindo chips de carro autônomo