IBM e The Weather Company lançam sistema de previsão do tempo GRAF globalmente

A IBM e a The Weather Company disseram que estão lançando seu sistema avançado de previsão do tempo em todo o mundo. O IBM GRAF, ou Sistema Global de Previsão Atmosférica de Alta Resolução, é executado em um supercomputador alimentado pelo IBM Power System e pode fornecer previsões detalhadas globalmente. Assim, a IBM e The Weather Company lançam sistema de previsão do tempo GRAF globalmente.

IBM e The Weather Company lançam sistema de previsão do tempo GRAF globalmente

Os EUA, o Japão e alguns países da Europa Ocidental tiveram previsões precisas. Porém, em outras regiões do planeta, como o Brasil, as variações climáticas foram muito voláteis. Portanto, nesses lugares, faltam previsões de última geração capazes de funcionar como devem.

O GRAF pode prever condições com até 12 horas de antecedência de forma detalhada. Além disso,pode atualizar previsões seis a 12 vezes mais rápido do que a modelagem atual. O IBM GRAF também pode prever condições de até 3 quilômetros em comparação com os 10 a 15 quilômetros quadrados dos sistemas existentes.

Com o GRAF, as previsões devem melhorar na Ásia, África e América do Sul. Assim, deve ajudar desde a agricultura até a resposta a desastres naturais.

O GRAF da IBM foi uma colaboração entre a The Weather Company e o Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica, que possui um modelo de código aberto. O IBM GRAF é executado em um supercomputador IBM Power9 e CPUs e GPUs otimizadas para inteligência artificial e computação de alto desempenho.

A IBM comprou o grupo The Weather Company em 2015, quando foi anunciada a aquisição. Embora menos comuns por aqui, as variações climáticas têm provocado problemas no mundo inteiro. E é justamente neste aspecto que a empresa deve atuar. Catástrofes como chuvas torrenciais ou pequenos tornados, chuvas de granizo ou secas prolongadas devem ter uma previsão cada vez mais apurada.

Fonte: ZDNet

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile