in

IBM lança materiais didáticos sobre computação quântica

Programar um computador quântico é uma disciplina bastante diferente da programação em computadores tradicionais.

IBM lança materiais didáticos sobre computação quântica
Imagem: agsandrew

Os computadores quânticos são bastante diferentes, em nível arquitetural, dos computadores tradicionais, e a IBM, uma das maiores empresas de TI do mundo e que se investe na área, lança materiais didáticos sobre computação quântica.

A programação de computadores quânticos, é lógico, é igualmente diferente: os computadores quânticos usam qubits, não bits.

As propriedades dos qubits são fundamentalmente o que potencializa o potencial dos computadores quânticos, embora aprender a aproveitar os qubits efetivamente exija uma maneira diferente de pensar.

Não é totalmente diferente, no entanto, como o Q System da IBM pode ser programado usando Python, fornecendo uma linguagem familiar para os desenvolvedores começarem.

Da mesma forma, a IBM anunciou o lançamento de uma nova série de materiais didáticos sobre computação quântica de código aberto disponível em sua plataforma de aprendizado Qiskit.

A intenção da IBM em lançar materiais didáticos sobre computação quântica

IBM lança materiais didáticos sobre computação quântica

Naturalmente, fornecer material de treinamento é apenas de uso teórico, sem a capacidade de acessar computadores quânticos.

Nossa equipe está empenhada em tornar as ciências quânticas mais acessíveis, investindo pesadamente na educação para apoiar essa comunidade em crescimento e estabelecendo a tecnologia emergente como a próxima geração de computação, disse Jay Gambetta, vice-presidente de quantum da IBM, em uma publicação no blog.

Precisamos de mais estudantes, educadores, desenvolvedores e especialistas em domínio com habilidades ‘prontas para quantum’. É por isso que nossa equipe se orgulha em liberar recursos e ferramentas educacionais, além de aumentar a capacidade e a capacidade de nossos sistemas IBM Q, continua Gambetta.

Como parte dessa iniciativa educacional, a IBM também está implementando novos sistemas de 5 qubit para uso educacional, e um novo recurso – inicialmente disponível para membros da IBM Q Network – para reservar um tempo ininterrupto em um dos computadores quânticos da IBM para executar experimentos.

A IBM também anunciou uma expansão para o seu “University Hackathon Partnership Program”, fornecendo orientação das equipes IBM para estudantes de desenvolvimento quântico, além de enfatizar novamente o Camps Qiskit para que os desenvolvedores aprendam mais sobre o Qiskit e participem de equipes em projetos.

Em suma, este grande investimento da IBM que lança materiais didáticos sobre computação quântica é um grande avanço para a computação em geral.

Fonte: TechRepublic

Written by Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin 7; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Promoção de Primavera: Windows 10 Pro por R$ 43,90 e Office 16 por R$ 114,39

Facebook, Microsoft e acadêmicos lançam competição de detecção de deepfake

Facebook, Microsoft e acadêmicos lançam competição de detecção de deepfake