Imagens ISO do novo Ubuntu Desktop 23.10 precisam ser trocadas logo após lançamento

As imagens ISO do novo Ubuntu Desktop 23.10 precisam ser trocadas logo após lançamento devido a traduções de usuários maliciosos. O problema foi detectado horas após o lançamento do Ubuntu 23.10. Assim, a Canonical retirou as ISOs e está repondo depois que as traduções enviadas pelo usuário para o instalador do Ubuntu acabaram por conter discurso de ódio.

Traduções de usuários de crowdsourcing de uma ferramenta de terceiros que chegaram aos pacotes do Ubuntu acabaram por conter algum discurso de ódio (não especificado). Como resultado, as imagens do Ubuntu 23.10 foram removidas e a Canonical está trabalhando para re-girar as ISOs com as traduções corrigidas.

Imagens ISO do novo Ubuntu Desktop 23.10 precisam ser trocadas logo após lançamento devido a traduções de usuários maliciosos

Ubuntu tweetou há pouco tempo para o que equivale a um Ubuntu 23.10 recall:

Ubuntu Discourse prossegue acrescentando:

Então, a partir de agora quem estiver tentando baixar o Ubuntu 23.10 está apenas sendo servido para instalações de servidor e tarballs netboot.

Sobre o novo Ubuntu 23.10

O Ubuntu 23.10 “Mantic Minotaur” agora está oficialmente disponível para download como a versão mais recente (não LTS) do Ubuntu Linux com uma variedade de pacotes atualizados, melhorias contínuas no instalador de desktop e outros refinamentos antes do ciclo Ubuntu 24.04 LTS. Esta versão vem com suporte para placas Raspberry Pi 5 e SiFive HiFive Pro P550, PHP 8.2, GCC 13 e muito mais. Portanto, atualize para o novo Ubuntu 23.10 que chegou e vem com GNOME 45, opção de instalação de desktop ZFS e Kernel Linux 6.5.

O Ubuntu 23.10 traz muitas melhorias, incluindo a restauração do suporte do sistema de arquivos raiz ZFS para o novo instalador de desktop, o desktop GNOME 45 por padrão e todas as inovações lá, o compilador GCC 13 é o padrão para todo o sistema, o Mesa 23.2 está fornecendo o mais novo open -source drivers gráficos e Linux 6.5 alimentam o Ubuntu 23.10. Com o Linux 6.5 vem o uso do AMD P-State por padrão em sistemas Ryzen, muitas melhorias no driver gráfico do kernel e inúmeras outras melhorias desde o Linux 6.2, conforme encontrado no Ubuntu 23.04.

o Ubuntu 23.10 é uma ótima atualização graças ao kernel mais recente e inúmeras outras atualizações de pacotes. O Ubuntu 23.10 tem funcionado muito bem nos muitos sistemas de teste em que experimentei até agora.

Ubuntu 23.10 é alimentado pela mais recente série de kernel Linux 6.5, que foi aprimorada para Ubuntu Desktop e Server com módulos compactados zstd para acelerar o tempo de inicialização, novo conjunto de patches Apparmor/Stacking LSM, conjunto de patches shiftfs atualizado, suporte para montagens Ceph mapeadas por id , recuperação de página LRU multigeração habilitada por padrão e ajustes .config orientados para desktop para o tipo de kernel de baixa latência.

Ele também apresenta a mais recente série de ambientes de desktop GNOME 45 , que vem com novos recursos como um novo indicador de atividades, um novo indicador de câmera, uma nova configuração rápida para alterar a luz de fundo do teclado, configurações muito melhoradas e renovadas e aplicativos de gerenciamento de arquivos Nautilus, e muitas outras mudanças.

Alguns dos aplicativos Snap padrão receberam melhorias de desempenho, como o Firefox Snap, que agora vem com o modo Wayland nativo habilitado por padrão ao usar a sessão Wayland para uma experiência de navegação mais rápida.

O Ubuntu Desktop Installer também foi atualizado com uma opção experimental de instalação ZFS on Root e instalação mínima como opção de instalação padrão. Outro recurso experimental introduzido no Ubuntu 23.10 é o suporte para desbloquear instalações criptografadas de disco completo sem digitar uma senha em dispositivos compatíveis com TPM 2.0.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile