Implementação do Wayland no Xfce recebe atualização

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Xfce 4.18 foi lançado em dezembro passado com alguns avanços na frente do Wayland para este ambiente de desktop leve baseado em GTK, mas ainda há mais trabalho antes que o Xfce seja totalmente compatível com o Wayland e seu próprio compositor robusto. O roteiro do Xfce Wayland foi atualizado recentemente para refletir o trabalho mais recente neste grande empreendimento. Sendo assim, a implementação do Wayland no Xfce recebe atualização.

O roteiro do Xfce Wayland no Wiki do projeto foi atualizado algumas vezes nas últimas duas semanas, principalmente em torno dos plug-ins do painel da área de trabalho e suporte de aplicativos para Wayland. 

Implementação do Wayland no Xfce recebe atualização

Ainda não há um cronograma ou lançamento firme onde eles esperam ter uma transição completa do Xfce Wayland, mas, em última análise, pretendem ter uma experiência nativa do Wayland que não dependa do XWayland e usará wlroots como parte de seu compositor. Muitos plug-ins de painel do Xfce estão funcionando no Wayland, assim como vários aplicativos do próprio Xfce.

Os curiosos sobre o roteiro do Xfce Wayland podem encontrar os detalhes mais recentes no Wiki do Xfce.org.

Ambiente de desktop Xfce 4.18 lançado oficialmente no final do ano passado

Quase dois anos após o lançamento do Xfce 4.16, chega outra grande atualização para um dos ambientes de desktop mais antigos e leves para distribuições GNU/Linux, o Xfce 4.18. O Xfce 4.18 está repleto de novos recursos e melhorias no gerenciador de arquivos, painel, plug-ins e outros componentes principais. Por exemplo, o gerenciador de arquivos Thunar agora apresenta não um, mas dois painéis laterais de visualização de imagem, uma nova visualização dividida, pesquisa recursiva e, finalmente, permite desfazer ou refazer operações básicas de arquivo.

O Xfce 4.18 também permite personalizar a barra de ferramentas, o estilo da barra de status e as ações personalizadas do Thunar, oferece aos usuários a capacidade de adicionar uma coluna de “data de criação do arquivo” à exibição em lista, bem como destacar o plano de fundo e o nome dos arquivos usando cores diferentes e permite acessar arquivos usados recentemente no painel lateral.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.