Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

30/11/2020 às 18:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Inaugurado o primeiro centro de proteção contra ataques cibernéticos da Akamai na América Latin

Check Point faz aliança com SimilarWeb para conscientizar consumidores sobre como evitar ciberataques

A Akamai Technologies, empresa líder em serviços de segurança cibernética e performance, responsável por 30% do tráfego global de internet, acaba de inaugurar no Brasil o seu primeiro Centro de Serviços de Segurança (Scrubbing Center) da América Latina, e as projeções são altas: crescimento de até 5 vezes em volume de negócios.

A empresa já vem prestando serviços na região há anos, e, para Claudio Baumann, diretor geral da Akamai para a América Latina, a inclusão de um centro de proteção contra ataques em São Paulo amplia o leque de atuação. “Temos um grande número de clientes na região e a inauguração de um centro de proteção local contra ataques traz para os clientes aperfeiçoamentos de performance, e conectividade, além de aumentar ainda mais a capacidade global de nossa plataforma”.

Inaugurado o primeiro centro de proteção contra ataques cibernéticos da Akamai na América Latin

Inaugurado o primeiro centro de proteção contra ataques cibernéticos da Akamai na América Latin

Primeiros passos

Em 2019 a Akamai adquiriu a Exceda, empresa brasileira principal parceira na venda de produtos e soluções na região, unificando as equipes de vendas, marketing e os recursos técnicos da Akamai com as equipes locais da Exceda. Essa aquisição marcou o início de uma fase de forte crescimento de investimentos  da marca na região, gerando empregos, negócios e maior capacidade de atendimento da demanda.

“Com a aquisição, nossa perspectiva de crescimento para 2020 era de adicionar US$15 milhões no faturamento anual da Akamai, e até o momento, todas as nossas expectativas vêm seguindo como planejado”, concluiu Baumann.

Investimentos em várias frentes

O considerável aumento do uso da Internet pelos clientes também motivou investimentos agressivos da Akamai durante os últimos meses. Só no Brasil, durante o segundo trimestre, a empresa investiu algumas dezenas de milhões de reais em servidores adicionais, que se somam aos mais de 12 mil servidores já existentes na região.  Mais de mil e duzentos novos servidores estão sendo instalados na América Latina só nos últimos meses, para atender a demanda da região. “Aceleramos o ritmos de investimentos e as instalações para estarmos um passo adiante do crescimento da demanda”, comentou Baumann.

Os investimentos da empresa não param por aí, ainda em 2020,  um novo escritório foi inaugurado em São Paulo.

Centro de Segurança

Scrubbing Centers (SC) são centros de mitigação de vários tipos de ataques gerados na internet, incluindo DDoS (Distributed Denial of Service), um tipo de ataque que visa sobrecarregar um site ou recurso para torná-lo indisponível ou degradar sua performance através do tráfego direcionado a ele. Os ataques DDoS estão cada vez mais potentes e sofisticados, e e vários casos  os criminosos solicitam pagamentos para permitir que o website volte a operar normalmente. Entre outras ações, o Scrubbing Center absorve os ataques, “filtrando” o tráfego gerado pelo ataque, e permitindo a continuidade operacional dos negócios do cliente. Dessa maneira, o website permanece ativo enquanto o ataque é tratado pela Akamai, evitando prejuízos econômicos e de imagem.

Uma maneira de pensar sobre os ataques DDoS é imaginar uma loja física recebendo uma quantidade inusitada de supostos compradores, que na realidade apenas impedem que os clientes legítimos façam suas compras. O resultado é que o site ou serviço não suporta o volume de requisições direcionado a ele, na prática impedindo o seu funcionamento. Os ataques de tipo DDoS vêm se tornando uma ameaça cada vez mais frequente, crescendo em volume, duração e intensidade.

Custos

Custos envolvendo esses ataques são altos e difíceis de serem contabilizados de maneira completa. Dependendo da empresa atacada e do tempo de duração do ataque, pode alcançar prejuízos na casa de milhões de reais. Perdas em faturamento pela não realização de vendas, impacto negativo de imagem e reputação para a marca, insatisfação de clientes e parceiros, aumento de custos operacionais, são alguns exemplos.

No início do mês de agosto, a Akamai identificou uma campanha orquestrada por grupos de hackers tentando extorquir empresas com ameaças de ataques DDoS, caso as mesmas se recusassem a pagar determinadas quantias, em bitcoins. Os principais alvos têm sido clientes do mercado financeiro e games. O Brasil, e outros países da América Latina, também são alvos. “As ações tomadas em conjunto pelos clientes e pela Akamai, utilizando  os serviços do novo centro, deram tranquilidade ao cliente em não responder às ameaças e não sofrer os impactos dos ataques”, disse Helder Ferrão,  Gerente de Marketing Setorial para a América Latina.

De maneira global, os setores de finanças e jogos online são, historicamente, os mais afetados. Atualmente, a Akamai possui 20 centros de mitigação de ataques espalhados pela América do Norte, Ásia, Europa, Austrália, e agora América do Sul, em São Paulo. “Estimamos que com esse investimento tenhamos um crescimento de até 5 vezes em volume de negócios nos próximos anos”, concluiu Baumann.

Tags:

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.