in

Inkscape 1.0.1 lançado para Linux e Windows

Versão para MacOS chegará em breve.

Inkscape 1.0.1 lançado para Linux e Windows

O novo Inkscape 1.0.1 que acaba de ser lançado para Linux e Windows inclui recursos experimentais como a extensão de exportação de PDF do Scribus. Esta primeira atualização pontual do editor gráfico de código aberto e plataforma cruzada chega após a badalada e importante versão 1.0 do programa

A versão mais recente inclui várias correções para bugs, ferramentas e travamentos relatados no Inkscape 1.0. Além disso, o Inkscape 1.0.1 também fornece alguns novos recursos experimentais junto com atualizações de tradução para os idiomas suportados.

Inkscape 1.0.1 lançado para Linux e Windows: o que há de novo?

Com a v1.0.1, a caixa de diálogo Seletores e CSS agora está disponível no menu Objeto, que estava oculto e experimental no Inkscape 1.0.

Isso significa que agora você pode adicionar, editar e remover a folha de estilo CSS do documento e selecionar todos os objetos pertencentes a uma classe específica usando a nova caixa de diálogo.

Seletores e exemplo de uso de diálogo CSS
Seletores e exemplo de uso de diálogo CSS

O Inkscape agora também tem uma nova extensão Cor> Listar Tudo que lista todas as cores usadas em um documento e também indica o número de vezes que é usado.

Os novos recursos do Inkscape 1.0.1, que são rotulados como ‘experimentais’, incluem a extensão de exportação de PDF do Scribus. Agora está disponível como um dos muitos formatos de exportação nas caixas de diálogo ‘Salvar como’ e ‘Salvar uma cópia’.

Usando a extensão Scribus, você pode obter o arquivo PDF CMYK correto e com gerenciamento de cores, com texto convertido em curvas correspondentes ao desenho no Inkscape.

Por falar em falhas e correções de bugs, o Inkscape 1.0.1 também vem com as seguintes melhorias:

  • AppImage agora vem com Python 3.8;
  • A versão empacotada do Inkscape agora encontra todas as fontes instaladas;
  • O zoom não causa mais perdas;
  • O fator de correção de zoom não depende mais da unidade de exibição
  • A caixa de diálogo de seleção LPE parece melhor agora com alguns temas da área de trabalho;
  • Efeitos de Live Path (LPEs) mais estáveis.

Para obter detalhes completos, você pode ler a nota de lançamento oficial do Inkscape 1.0.1.

Agora, se você deseja experimentar a versão mais recente deste editor gráfico de código aberto, pode baixar o Inkscape 1.0.1 aqui. No entanto, a v1.0.1 está disponível apenas para plataformas Linux e Windows e chegará para macOS muito em breve.