in

Inkscape 1.0 lançado após três anos de desenvolvimento

São muitas mudanças e melhorias que acabam de chegar

Inkscape 1.0 lançado após três anos em produção

Depois de três anos de intenso desenvolvimento, foi finalmente lançado o Inskscape 1.0. O programa é considerado o melhor software de editor de gráficos vetoriais gratuito e de código aberto. Assim, finalmente, a versão 1.0 chegou e é considerada uma grande atualização.

Provavelmente, a maior novidade da versão 1.0 do Inkscape é a porta para o kit de ferramentas de interface do usuário mais recente do GTK3. Isso significa que o Inkscape não só terá uma aparência melhor em geral, mas também funcionará em telas HiDPI e 4K.

Valeu a pena o Inkscape 1.0 ser lançado somente após três anos de desenvolvimento?

A resposta parece ser sim, pois os muitos recursos incluídos nesta versão devem agradar até os designers gráficos mais novatos, os usuários de desenhos de estilo livre e outros artistas que trabalham com gráficos SVG.

Entre eles, há o suporte a temas para permitir que os usuários escolham entre temas escuros ou claros para combinar com suas áreas de trabalho, uma nova caixa de diálogo de seleção de efeitos de caminho pesquisável, novos modos de exibição de divisão e raio X , além de rotação e espelhamento de tela .

O alinhamento na tela também é suportado nesta versão principal, que oferece a capacidade de exportar PDFs com links e metadados clicáveis, novas paletas, modelos, guias de margem e gradientes de malha.

A lista de novos recursos continua com uma nova extensão que permite aos usuários criar modelos interativossuporte a fontes variáveis, texto corrido compatível com o navegador e configurações de altura da linha mais poderosas e simplificadas.

Com o novo modo PowerPencil, os artistas finalmente poderão criar caminhos fechados e usar a largura dependente da pressão. O Inkscape 1.0 também permite vetorizar desenhos de linhas, renderizar e exportar hairlines e usar vetores hatches de SVG2.

Entre outras mudanças dignas de nota incluídas no Inkscape 1.0, há:

  • três novos efeitos de caminho, como Offset, PowerClip e PowerMask;
  • a capacidade de criar guias duplicados e alinhar grades a uma página;
  • a capacidade de criar arcos fechados;
  • e o suporte para salvar o arquivo atual como amostra.

Algumas mudanças importantes também foram feitas no sistema de extensões, que atualmente está migrando para o Python 3. Isso significa que algumas extensões de terceiros podem não funcionar conforme o esperado ou de forma alguma.

Como se trata de uma grande  atualização, também existem várias melhorias de desempenho. Assim, isso deve permitir que os usuários trabalhem com objetos node-heavy e tornem o uso de vários componentes e funções muito mais rápido.

Para mais detalhes sobre os novos recursos implementados no Inkscape 1.0, você pode conferir o vídeo da versão abaixo e as notas oficiais da versão. Da mesma forma, você pode baixar o Inkscape 1.0 aqui .