Inovação na rede óptica: Cisco, KDDI e Fujitsu lideram o caminho

A Cisco Systems, a Fujitsu e a operadora KDDI recentemente ativaram uma rede metropolitana no Japão que utiliza uma arquitetura aberta combinando a camada IP e a camada de transmissão óptica para suavizar as operações e reduzir o consumo de energia em até 40%. A rede mostra um contínuo impulso em direção a uma arquitetura de rede totalmente fotônica (APN).

Suporte de hardware

A rede utiliza os roteadores da série NCS5500 da Cisco para transmitir e receber diretamente sinais ópticos para multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM) em todo o sistema de linha aberta (OLS) 1Finity da Fujitsu. Esta conexão é através de uma interface aberta.

Eficiência da rede

A natureza simplificada do trabalho da KDDI/Cisco/Fujitsu também leva a um aumento da eficiência. “À medida que a capacidade aumenta, a energia total também aumenta, mas a energia por bit tem que diminuir. Os clientes olham para o custo por bit e a energia por bit e temos que continuar a reduzir isso”, disse Bill Gartner, vice-presidente sênior e gerente geral da Unidade de Negócios de Sistemas Ópticos e Ópticos da Cisco.

Gartner acrescentou que o trabalho com a KDDI e a Fujitsu é com conexões de 100 Gb/s e 200 Gb/s, mas que os operadores podem ver ainda mais economia à medida que aumentam as velocidades. “Vimos mais de 90% quando estamos em 400 gigas, então há uma quantidade significativa, não importa como eles olhem para isso”, disse ele.

Conclusão

A mudança em direção a uma arquitetura de equipamentos mais eficiente está se tornando cada vez mais importante para os operadores à medida que eles procuram expandir o alcance e a capacidade de suas redes. O trabalho de sustentabilidade do AT&T, por exemplo, foi rotulado como “G verde”. À medida que avançamos para o futuro, é crucial que as organizações estejam preparadas para enfrentar essas novas ameaças e aproveitar as oportunidades que essas tecnologias oferecem para melhorar suas defesas cibernéticas.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile