in

Inscrições abertas para a segunda edição do datathon BCG Gamma Challenge

Voltado para universitários e jovens profissionais de todo o país, desafio deste ano será utilizar técnicas de Advanced Analytics em prol de soluções para a saúde pública

Universitários e profissionais entusiastas de Data Science estão desafiados a pensar em soluções para o setor público brasileiro. Em troca, poderão concorrer a bolsas de estudo e a uma oportunidade para trabalhar no Boston Consulting Group (BCG).

É o que oferece a segunda edição do datathon BCG GAMMA Challenge, com inscrições abertas até 4 de outubro de 2019 e que, neste ano, analisará a fundo um tema crítico para a sociedade: o tratamento de câncer no sistema público de saúde.

Desenvolvido em parceria com a ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e com o Observatório de Oncologia –, a competição instigará os participantes a buscar recomendações que possam melhorar o atendimento, diagnóstico e tratamento oferecidos atualmente aos portadores dessa doença, que é a segunda principal causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. O evento é realizado pelo BCG GAMMA – unidade do Boston Consulting Group focada em Advanced Analytics & Artificial Intelligence.

“Apenas no ano passado, o câncer causou a morte de quase 10 milhões de pessoas no mundo. Portanto, melhorar o acesso ao tratamento e diminuir o impacto desta doença na população são de extrema relevância para a saúde pública”, destaca Flávia Takey, sócia do BCG. “O primeiro passo para isso está na elaboração de políticas mais eficientes. E entendemos que a análise avançada de dados poderá ser uma ferramenta importante para nortear novas políticas e contribuir para a melhoria do atendimento à população”, completa.

O que é datathon?

Trata-se de uma competição em que os participantes devem usar análise avançada de dados para gerar insights e resolver um problema a partir de grandes volumes de informações. O termo tem origem na língua inglesa e poderia ser traduzido para maratona de dados – uma vez que é formado pela junção dos termos data (dados) e thon, de marathon (maratona).

Quem pode participar?

Podem participar universitários de qualquer curso ou jovens profissionais com experiência prática em Ciência de Dados e desejo de aplicar advanced analytics para resolver problemas reais. Conhecimento em linguagem de programação Python ou R e técnicas de Machine Learning é um importante diferencial. Serão aceitas inscrições individuais ou de grupos de até quatro pessoas, que deverão ser realizadas pelo site http://bcggammachallenge.bcg.com até 4 de outubro de 2019.

Etapas

Após o anúncio via e-mail dos selecionados no dia 11 de outubro, haverá um Hacking Day no escritório do BCG em São Paulo, momento em que os participantes tomarão conhecimento do case. A partir desses dados públicos como fonte primária de informação, os participantes ficarão livres para desenvolver soluções analíticas para responder a algumas macroperguntas e gerar novos insights relevantes. O período de execução remota dos trabalhos vai de 20 a 29 de outubro, contando com um dia de mentoria com especialistas do BCG GAMMA. O anúncio dos finalistas acontecerá no dia 1 de novembro, e as apresentações para uma banca julgadora estão marcadas para 9 de novembro de 2019.

Premiação

A premiação será uma bolsa de estudos para cada grupo vencedor. Os membros dos grupos poderão utilizar a bolsa para se matricular em cursos ou participar de conferências de Data Science. Além da bolsa, os participantes dos times vencedores também poderão ir direto para a segunda fase do processo seletivo para uma vaga no BCG GAMMA, desde que atendam aos pré-requisitos necessários.

Primeira edição

Em 2018, a edição de estreia do BCG Gamma Challenge recebeu cerca de 500 inscritos de todo o Brasil. Em um curto prazo, os participantes – que utilizaram data science para gerar recomendações de alto impacto para solução de problemas reais da educação pública brasileira – conseguiram extrair insights relevantes do material disponibilizado, reforçando hipóteses existentes no setor, trazendo novas perspectivas e propondo ações para alavancar o setor.

Sobre BCG GAMMA

O time do BCG GAMMA é formado por cientistas de dados e consultores especializados na aplicação de Advanced Analytics a problemas de negócios complexos, gerando valor expressivo já no curto prazo. Ele combina habilidades avançadas em inteligência artificial, estatística, machine learning, otimização e ciência da computação, com profunda expertise nas indústrias dos clientes.

Sobre o Boston Consulting Group

O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais, ajudando-as a enfrentar os mais importantes desafios e capturar as melhores oportunidades. O BCG foi pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado, em 1963. Hoje, ajudamos nossos clientes com total transformação, inspirando mudanças complexas, permitindo o crescimento das organizações, construindo vantagem competitiva e gerando resultados de impacto.

Informações enviada ao SempreUpdate pela assessoria de imprensa!

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.