Instagram passa por instabilidade, mais uma vez!

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Instagram passou por uma grande instabilidade ontem. Na ocasião, diversas contas foram afetadas, tiveram seus perfis bloqueados ou perderam muitos seguidores. O problema foi relatado pelo menos em sete países: no Brasil, Itália, Turquia, Tailândia, França, Chile e Japão.

A verdade é que o Instagram está passando por instabilidades há meses. E, embora a empresa tenha dito que estava excluindo contas inativas, o que ocorreu foi uma grande confusão, com exclusão de contas ativas e bem ativas!

Instagram passa por mais uma instabilidade e a empresa faz parecer que foi “planejado”

Samuel Pereira, empresário, investidor e fundador da SDA Holding, pontua que, “segundo relatos, o Instagram afirma que as pessoas que perderam suas contas ou seguidores, “feriram as diretrizes da rede social” e por isso tiveram seus perfis desativados”, o que não parece ser tão verdade assim, com base nos relatos dos usuários.

instagram-passa-por-instabilidade-mais-uma-vez

O Instagram se pronunciou sobre o ocorrido e pediu desculpas. Foi divulgado o seguinte conteúdo: “Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Estamos analisando e pedimos desculpas pelo transtorno”.

Entretanto, a mensagem que as pessoas estão verificando é “Sua conta foi desativada por violar nossos termos. Saiba como você pode restaurar sua conta”, e então direciona os usuários para uma aba de contestação, pontuou Samuel Pereira.

Segundo Pereira, esse problema estaria acontecendo em função de vários fatores, “mas os principais são problemas no servidor ou atualizações no App”. Inclusive, ele cita algumas hipóteses. “São elas: O Instagram está com um bug, problema, que está atrapalhando a vida de vários usuários ou ele simplesmente está fazendo uma limpa em contas inativas e bots”.

“Seja lá o que for, essa é a hora de colocar sua mente empreendedora para pensar fora da caixa. E provavelmente, isso irá melhorar na entrega e engajamento dos posts e conteúdo no Instagram”.

Engajamento no Instagram

Há uma reclamação quase que geral dos criadores de conteúdos para o Instagram, de que os números caíram muito nos últimos meses. Isso, claro, pode estar acontecendo em função dessas falhas, mas pode ter algo a mais por trás disso.

O Instagram está intensificando mensagens em sua plataforma para que postagens sejam “turbinadas”, claro, o usuário pagando por isso. O Instagram estaria, talvez, entregando menos as postagens, para forçar o pagamento de anúncios? Bom, isso não podemos afirmar, mas pode ser algo a se pensar.

Esperamos que a plataforma pare de passar por instabilidades e volte a ser o que era no passado, um lugar onde o engajamento não era algo tão difícil de conseguir.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.