Instalador do Debian 10 “Buster” entra na fase alpha

Instalador do Debian 10 entra na fase alpha

O Projeto Debian já começou o trabalho de testes do instalador do Debian 10 “Buster”. O trabalho havia começado em Julho, bem no começo do mês. E agora, em setembro o instalador foi divulgado pelo desenvolvedor do Debian Cyril Brulebois, que fez o anúncio oficial do primeiro alpha.

No instalador do Debian 10 “Buster”, já está incluso o Linux Kernel 4.12. Além disso, melhorias no particionamento também foram implementadas, então, se você costuma usar “partman-auto-lvm/no_boot=” como true (Verdadeiro), sua vida será facilitada no novo Debian 10.

Há um usuário sshd que tem suporte aos lançamentos recentes do OpenSSH. O instalador do Debian 10 agora criará uma partição /run no non-linux, através de rootskel. Um problema no Systemd relacionado com a falta de 60-input-id.rules no udev-udeb, que quebrou a versão gráfica do Debian Installer, também foi corrigido neste primeiro lançamento Alpha do Debian 10 Buster, além de um grande erro no /etc/shadow no instalado ao usar o modo live.

Em relação ao hardware, o Debian GNU/Linux 10 “Buster” Alpha 1 Installer adiciona entradas de banco de dados para vários computadores de placa única (SBCs), incluindo Raspberry Pi 3 Model B, BeagleBone Green, Radxa Rock 2 Square, Firefly-RK3399, Raspberry Pi BPI-M2-Plus, FriendlyARM NanoPi NEO Air, FriendlyArm NanoPi M1, NextThing CHIP Pro, Xunlong Orange Pi Zero e Lichee Pi Zero.

O grub-installer agora suporta sistemas JBOD que possuem um grande número de unidades de disco, o suporte para a arquitetura MIPS64el (MIPS 64 bits Little Endian) foi descontinuado e agora é possível para o instalador Debian verificar o campo “isa” para arquiteturas MIPS, que posteriormente podem ser usadas como um recurso para processadores desconhecidos. Por último, o sunxi_wdt foi adicionado ao kernel-image e dm-raid aos md-modules.

Para mais informações consulte o anúncio oficial da equipe do Debian 10 “Buster”:

Instalador do Debian 10 “Buster”

Sair da versão mobile