Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

07/08/2021 às 17:08

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Instalador falso do Windows 11 começa a fazer vítimas no mundo!

Instalador falso do Windows 11 começa a fazer vítimas no mundo!

O instalador falso do Windows 11 já anda circulando em todo o globo. O problema começou a acontecer dias depois da Microsoft anunciar o seu primeiro Insider Preview. A divulgação de que o novo Windows estaria começando a ser desenvolvido foi divulgado em 28 de junho deste ano. No entanto, não deu outra, milhares de ISO’s falsas começaram a circular pela internet e com isso, novas vítimas começaram a surgir a cada instante.

Desta forma, a busca para instalar o Windows 11 de forma alternativa já começou. E com a busca, novos malwares estão sendo criados e empacotados dentro destes instaladores falsos do Windows 11. A Microsoft já anunciou que o novo Windows estará disponível para o público em geral ainda este ano, mas os apressados estão mesmo comendo cru, como diz um velho ditado.

Malware presente no falso instalador do Windows 11

De acordo com a Kaspersky, este famoso instalador falso do Windows 11 que promete burlar o programa de testes da Microsoft, contém malware e adware.

Embora a Microsoft tenha tornado o processo de download e instalação do Windows 11 de seu site oficial bastante simples, muitos ainda visitam outras fontes para baixar o software, que muitas vezes contém guloseimas não anunciadas de cibercriminosos (e não é necessariamente o Windows 11) – Anton Ivanov, vice-presidente de pesquisa de ameaças da Kaspersky, afirmou em um blog.

A Kaspersky relatou um exemplo, um arquivo executável de 1,75 GB denominado “86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator.exe”, que se apresenta como um instalador do Windows 11. Embora o arquivo pareça confiável, a maior parte do espaço consiste em um arquivo DLL com muitas informações inúteis.

Quando os usuários abrem o executável, ele inicia o instalador que se parece com um assistente de instalação comum do Windows. No entanto, seu objetivo principal é fazer o download e executar outro executável.

O segundo executável também é um instalador, que vem com um contrato de licença que muito poucas pessoas leem. O falso Windows 11 se autodenomina um “gerenciador de download do 86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator”. Assim que os usuários aceitarem o contrato, uma variedade de programas maliciosos serão instalados em suas máquinas.

A empresa de segurança cibernética disse que o malware instalado “pode ??ser muito amplo – desde adware relativamente inofensivo, que nossas soluções classificam como não um vírus, a cavalos de Tróia, ladrões de senhas, explorações e outras coisas desagradáveis”.

Confira abaixo um curto vídeo criado pela Microsoft sobre as primeiras impressões do Windows 11:

Se você quer mesmo baixar o Windows 11 de forma legal e sem nenhum vírus, vamos deixar o link abaixo da própria Microsoft.

Programa Microsoft Windows Insider – para testar o Windows 11

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.