in

Instalador Ubiquity do Ubuntu tem novo ícone

Ícone tem levado estranheza aos usuários.

Instalador Ubiquity do Ubuntu tem novo ícone

O instalador do Ubuntu acaba de ganhar um novo ícone. Conforme a imagem acima, à direita, a mudança para o Ubiquity foi radical. Para usuários mais antigos, a troca tem causado estranheza. Da mesma forma, os novos usuários do Ubuntu, aqueles que iniciam uma imagem live para “experimentar o Ubuntu sem instalar”, têm a tarefa de decifrar o que esse ícone representa, como  é o caso das versões diárias do Ubuntu 20.04.

Não representa um aplicativo de torrent. Ou uma ferramenta de desfragmentação. Nem é um prático assistente de configuração de contêiner. E se você acha que o ícone é uma homenagem simbólica para aplicativos ‘Snap’ ou qualquer outro formato de embalagem isolado, você está errado.

Instalador Ubiquity do Ubuntu tem novo ícone

O “novo instalador da Ubiquity“. É baseado no logotipo Circle of Friends do Ubuntu, que se diz “… formando a partir de pixels”. Porém, segundo os mais críticos, parece algo que está se desintegrando.

Instalador Ubiquity do Ubuntu tem novo ícone
OMG Ubuntu

 

O questionamento é que o ícone não é bom e também não explica para que serve. Segundo essas críticas, é preciso fazer um esforço de imaginação para saber extamente o que ele representa.

O site OMG Ubuntu, voltado para usuários da distro, fez uma enquete no Twitter e nenhum participante conseguiu acertar o que representava o ícone.

Claramente, a equipe de design do Ubuntu tem suas razões para alterar este ícone em particular. Suponho que eles descobriram alguns problemas de usabilidade com o arranjo tradicional “ícone de seta para baixo no disco”.

E não estou dizendo que esse é um ícone ruim por si só, mas sim como um ícone ruim para esse aplicativo em particular. Como cliente de torrent, limpador de disco, assistente do Docker, etc., ele funcionaria muito bem, disse Joey Sneddon, autor do artigo.
·

Também não sei se uma versão LTS é o melhor lugar para experimentar idéias de ícones abstratos, especialmente para uma ação importante como “instalar o ubuntu”.

Simplesmente não acho que muitos novos usuários em potencial entenderão o que esse ícone existe para fazer. É muito aberto à interpretação, conclui.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Google lança nova ferramenta projetada para aumentar as taxas de quadros para jogos no Android

Melhores jogos e aplicativos pagos para Android que estão GRATUITOS agora!

Como instalar fontes TrueType da Microsoft em distribuições baseadas no Ubuntu

Como instalar fontes TrueType da Microsoft em distribuições baseadas no Ubuntu