in ,

Instalando cliente XMPP no Debian

000 - Instalando cliente XMPP no Debian v7

XMPP – Extensible Messaging and Presence Protocol ou Mensagens Extensivas e Protocolo de Presença. É um protocolo utilizado amplamente pela Internet para mensagens instantâneas, anteriormente conhecido como Jabber. Neste artigo, instalando cliente XMPP no Debian 9.6, demonstraremos a instalação do cliente Gajim com a configuração do servidor XMPP público chatserver.space.

De acordo com o próprio site do Debian existem vários clientes que suportam o XMPP, como por exemplo Pidgin e Empathy. Escolhemos o Gajim pois ele é suportado na maioria dos ambientes gráficos disponíveis no Debian, por exemplo KDE, MATE e GNOME e também por ser uma ferramenta que consideramos mais leve.

Pré-requisitos

Primeiramente precisamos ter o Debian instalado e temos um passo a passo bem definido no nosso site, podendo ser acessado aqui.

Assim também é necessário ter acesso aos repositórios básicos do Debian. Para isso, basta adicionar as linhas abaixo no arquivo /etc/apt/sources.list:


deb http://deb.debian.org/debian stretch main
deb-src http://deb.debian.org/debian stretch main

deb http://deb.debian.org/debian-security/ stretch/updates main
deb-src http://deb.debian.org/debian-security/ stretch/updates main

deb http://deb.debian.org/debian stretch-updates main
deb-src http://deb.debian.org/debian stretch-updates main

Instalando cliente XMPP no Debian

Logo após todas essas pré-configurações feitas, basta acessar o terminal e digitar os comandos abaixo com o usuário root ou permissão no sudo (adicionar sudo no início dos comandos):


# Comando para atualizar as informações dos pacotes de todas as fontes configuradas no sources.list ou sources.list.d:
apt-get update

# Instalação do aplicativo Gajim. O parâmetro -y é para aceitar a instalação diretamente, sem perguntar [S/n]
apt-get install -y gajim

Após a instalação, basta procurar pelo aplicativo Gajim no seu ambiente gráfico. No exemplo abaixo estamos utilizando o GNOME:

001 - Instalando cliente XMPP no Debian

No primeiro acesso será solicitado a configuração de alguma conta. No nosso caso criaremos uma nova conta, portanto selecione a opção “Eu quero registrar uma nova conta”.

002 - Instalando cliente XMPP no Debian

Na próxima tela, será necessário selecionar um servidor XMPP. No nosso caso estamos utilizando o servidor chatserver.space. Existe uma extensa lista de servidores XMPP públicos e gratuitos aqui. Preencha o nome do servidor com chatserver.space e clique em “Avançar”.

003 - Instalando cliente XMPP no Debian v3

Na próxima tela será solicitado a criação de um usuário e senha. Lembrando que dependendo do servidor XMPP será necessário cumprir algumas regras de segurança, como por exemplo senhas com mais de 6 caracteres, possuir caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas. Preencha os campos abaixo e clique em “Avançar”.

004 - Instalando cliente XMPP no Debian

Aguarde alguns segundos até a criação da sua nova conta no servidor. Surgirá a tela abaixo. Basta clicar em “Concluir” e sua conta já estará criada e configurada para usar o servidor XMPP.

005 - Instalando cliente XMPP no Debian

Então agora é só desfrutar dos serviços oferecidos pelo servidor XMPP.

006 - Instalando cliente XMPP no Debian

Em conclusão, esperamos que este artigo instalando cliente XMPP no Debian ajude a utilizar este serviço de mensageiro tão difundido pela Internet. Tem alguma dúvida? Sugestões? Entre no nosso grupo no Telegram.

Até a próxima!

Escrito por LuKazHiro

Entusiasta Linux desde a época em que as distribuições eram vendidas em CD's nas bancas de jornais. Formado em Ciência da Computação, certificado LPIC-3 e RHCE. Estudante constante de tecnologia, sempre procurando, ensinando e aprendendo com a galera!

GNU Bash 5.0 já está disponível

GNU Bash 5.0 já está disponível

como-instalar-o-sunflower-um-gerenciador-de-arquivos-no-ubuntu-linux-mint-e-derivados

Como instalar o Sunflower, um gerenciador de arquivos no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados