interface gráfica no Debian
Como todos devem saber o GNU/Linux permite que você tenha mais de uma interface gráfica instalada no seu sistema. Então, para quem já abusou da interface gráfica do seu Debian vamos aprender como instalar outra. Nesta dica, iremos ensinar como instalar uma interface gráfica no Debian. Ela também serve para desmistificar que o sistema operacional Debian é complicado de ser manipulado.

Como instalar outra interface gráfica no Debian

Primeiramente, temos que abrir o terminal, e executar os seguinte comandos:
$ su
# tasksel

O primeiro comando serve para você logar como super usuário ou administrador (root). Já o segundo vai chamar o tasksel, que mostrará quais as interfaces gráficas disponíveis para instalação, como mostra a imagem logo abaixo.

Para navegar é só usar as teclas direcionais do teclado e para escolher a interface gráfica. Depois, basta pressionar a tecla de espaço na interface gráfica que você pretende instalar.
Feito isso, é só pressionar a tecla Tab para ir ao “ok” e depois Enter para começar a instalação. Quando a instalação for concluída é só reiniciar o sistema operacional.
Na tela de login, no lado do botão de entrar tem uma engrenagem. Clicando nela você terá a opção de escolher a interface gráfica que você vai usar. Caso você queira remover alguma interface gráfica, é só executar os comandos abaixo:
# apt-get purge mate*
# apt-get autoremove
No lugar do nome mate você escolha o nome da interface gráfica que você instalou. No caso, o primeiro comando vai remover o mate do sistema operacional e os seus arquivos de configuração. Já o segundo comando é remover os pacotes que foram instalados automaticamente, para satisfazer dependências de outros pacotes que já não são mais necessários para o sistema.
Se você quiser aprender mais sobre o gerenciador de pacotes do Debian e derivados o APT, temos esse artigo a respeito do assunto.
Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Como fazer upgrade do Ubuntu 14.04/15.10 para o Ubuntu 16.04 Beta

    Previous article

    Linux Kernel 4.1.21 lançado, veja como atualizar ou instalar em qualquer distribuição!

    Next article

    You may also like

    More in Dicas